O que fazer quando o pneu está deslocado?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
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É quando se diz que a banda de rodagem está deslocada. Isso porque há um problema de aderência entre a banda e a carcaça. Se o motorista perceber essa irregularidade, convém levar o automóvel a uma loja especializada para se fazer uma avaliação técnica com sua possível substituição.

Buracos na via são os principais causadores de deformação. Eles podem causar danos na borracha ou em algum componente interno da roda que fará com que o pneu acabe entortando.

Os pneus não têm prazo de validade e sim a garantia contratual oferecida pelos fabricantes, que normalmente é de cinco anos a partir da data da nota fiscal de compra do pneu ou da data de compra do veículo novo. Na falta do comprovante de compra do pneu, a data que pode ser considerada é a de fabricação do pneu.

Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.

Pneu careca pode causar estouro do pneu
Os pneus carecas têm mais probabilidade de estar com pressão baixa do que pneus com banda de rodagem mais profunda, e a pressão insuficiente pode levar a um estouro do pneu.

As rodas tortas são mais fáceis de reparar do que uma roda amassada. Você pode passá-las num torno e o serviço não ficará por mais de R$ 50 por roda. Depois de passá-las no torno, não se esqueça de fazer o alinhamento e o balanceamento das 4 rodas.

O que é cambagem? A cambagem, também conhecida como camber, é uma medida, que diz respeito à perpendicularidade da roda em relação ao solo. Importante: quando as rodas do veículo estão com ângulos de inclinação com 90º em relação ao asfalto, não é necessário fazer o ajuste da cambagem.

Os métodos de conserto mais conhecidos são: macarrão e vulcanização. As duas técnicas de reparo de furo no pneu, quando bem executadas, produzem um resultado satisfatório.

A perda de pressão pode acontecer por diversos fatores, pequenos furos, uma válvula defeituosa (ou sem tampa); e a avariação pode ocorrer até mesmo através da porosidade da borracha, que é algo que acontece naturalmente mesmo que que o pneu ainda esteja em perfeitas condições.

Pode parecer estranho, mas o pneu de um carro fica 'quadrado' se ficar parado por muito tempo no mesmo lugar. Devido ao peso, o pneu pode deformar, pois abaixo da camada de borracha do pneu há uma cinta de aço que reforça a estrutura.

Garantia cobre somente defeitos ou vícios e não é válida para mau uso. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não cabe ressarcimento do valor pago por produtos que apresentaram defeitos causados por mau uso.

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.

cinco anos

Pneu não tem prazo de validade, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Mas as empresas costumam dar um prazo de garantia para o produto, que é, em média, de cinco anos após a data de fabricação.

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Importante saber que, quanto menor o amassado, mais simples e barato o reparo - se a deformação for leve, lojas especializadas podem cobrar R$ 50 para fazer o conserto.

Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.

As bolhas nos pneus são facilmente visíveis. Basta observar o pneu e, caso encontre algumas partes da borracha “estufadas”, trocar imediatamente pelo estepe — ou, caso ainda não tenha saído para viagem, encaminhar o veículo para o serviço de troca de pneu.

As piores marcas de pneus do mercado

  • Nangkang (os entrevistados mal conseguiram percorrer 33.375 quilômetros em média)
  • Nokian.
  • Fulda.
  • Barum.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

A solução mais comum para esse tipo de problema é levar a moto a uma oficina para ser feito o reparo ou a troca do pneu. Essa também é a forma mais simples, prática e segura de lidar com a situação, pois você não vai se preocupar com nada — afinal, haverá um profissional totalmente preparado para isso.