Qual a calibragem correta para o pneu 175 65 R14?

Perguntado por: inunes . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Para os pneus 175/65R14, a pressão adequada é de 28/29 libras sem carga e 28/30 libras com cargas.

Neste caso, este pneu tem a largura de 175 mm, ou 17 centímetros e meio. 65 - Perfil. Ele é o percentual da largura do pneu. Neste exemplo, a medida 65 representa 65% da largura do pneu.

Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.

Suspensão e freios fora de alinhamento
Ao calibrar os pneus incorretamente toda mecânica do carro sofre as consequências. Com pneus murchos, por exemplo, exige-se muito mais da suspensão e dos freios, que passam a trabalhar fora de alinhamento.

Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

E a resposta é positiva. Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências: Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade.

Geralmente as medidas 175/70 R14 são referentes aos pneus usados em carros compactos, especialmente em automóveis nacionais. Basicamente, outras medidas usadas normalmente para esses carros são: 165/70 R13, 175/70 R13, 175/65 R14, 185/65 R15, 195/55 R15 e 195/55 R16.

Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

Peso aproximado: Peso do produto: 6,33 Kg.

Possui a tecnologia Run-on-flat, que permite rodar por até 80 km mesmo com os pneus sem ar. Além disso, uma característica desse pneu é que ele é fabricado com compostos mais raros no mercado, garantindo uniformidade no desgaste do pneu e maior durabilidade e performance quando comparados com outras linhas econômicas.

T (Temporary) = Pneu de emergência, popularmente conhecido como “estepe”.

Estudos indicam que 0,2 bar (aprox. 3 libras) abaixo da pressão recomendada pelo fabricante reduz em até 10% a vida útil do pneu. Se a pressão ficar 0,4 bar (aprox. 5,8 libras) abaixo do recomendado, a vida útil do pneu pode cair até 25% e aumenta em 2% o consumo de combustível.

Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars.

A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível.

Vanni explica que a calibragem dos pneus deve acontecer quinzenalmente e sempre com os pneus frios, ou seja, de manhã.

Por que se recomenda calibrar um pneu apenas quando está frio? Porque ele se aquece quando roda. E o acréscimo de temperatura faz a pressão aumentar. Então, se um pneu está algumas libras abaixo da pressão recomendada, mas já rodou vários quilômetros, ele se aquece e pode ter chegado à pressão correta.

Segundo o engenheiro, é recomendado fazer uma verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil km. Mas se o carro estiver se comportando bem, sem vibração ou sem sair da linha reta, não é necessário fazer a avaliação.