O que fazer quando se tem um corte profundo?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Use um pano limpo e seco para pressionar a ferida, a fim de diminuir a perda de sangue. Dentro de alguns instantes o sangramento pode parar, e aqui você deverá higienizar a ferida com água corrente e sabão neutro.

"Quando o corte é fundo, dá para notar dentro dele uma parte amarela, que é gordura, vermelha, quando músculo, ou esbranquiçada, de tendão.

Já os cortes mais profundos podem necessitar de pontos que devem ser dados por um médico. Ocasionalmente, a pancada que provocou o corte na cabeça pode também ter provocado sangramento em algum vaso situado no interior do cérebro ou nas membranas que o envolvem, as meninges.

Cortes profundos podem danificar seriamente os músculos subjacentes, nervos e tendões mesmo que na superfície da ferida não pareça grave.

Cortes escancarados com bordas irregulares normalmente requerem pontos. Cortes no rosto, pálpebras, lábios, palmas das mãos ou dedos podem exigir pontos, mesmo quando o corte parece pequeno. A pele nessas partes do corpo é tão esticada que é difícil se unir e se curar sozinha.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Se o corte tiver mais de 0,6 mm de profundidade, a sutura pode ser recomendada. Se a camada de gordura ou até mesmo o osso ... Em geral, os pontos precisam ser dados dentro das primeiras 12 horas de lesão, por causa do risco de infecção.

É por isso que a cicatrização se torna mais complexa. Assim, se um corte superficial na pele demora entre 7 e 10 dias para fechar, uma incisão que chega à epiderme leva até 28 dias para cicatrizar. No entanto, se o corte chega à derme, que é a camada mais profunda da pele, o mesmo processo pode demorar até 6 meses.

Atualmente, um dos melhores curativos para feridas abertas é o Statamed, um gel de silicone classificado como curativo primário, ou seja, que pode ser usado imediatamente após a sutura ou ao surgimento da lesão.

Confira 4 chás que auxiliam a cicatrização e que são super fáceis de encontrar em casas de ervas naturais ou supermercados:

  • Camomila. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

Durante anos, acreditou-se que colocar gelo sobre o músculo lesionado ou com distensão ajudaria a reduzir o inchaço local. Entretanto, um estudo recente acaba de fazer um alerta: o gelo pode, na verdade, desacelerar o processo de cura.

Cubra a ferida com um curativo não aderente e a mantenha sempre coberta para evitar infecções. Repita este processo duas ou três vezes ao dia. Jamais cutuque ou arranhe a crosta, pois isso pode interferir na cicatrização e causar cicatrizes.

Não use algodão para não grudar na ferida. Mantenha o ferimento sempre limpo e seco para facilitar a cicatrização. Se o corte for profundo, controle a hemorragia imediatamente, pressionando com um pano limpo. Se houver qualquer objeto cravado no corte, não tente tirar, pois pode gerar um sangramento maior.

A literatura recomenda a sutura de ferimentos em até 6 horas decorridas do trauma mas é sabido que em ferimentos faciais até 24 horas podemos esperar sucesso em virtude da maior vascularização facial.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Marca

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)