O que fazer se perder o histórico escolar?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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O responsável ou o próprio aluno solicita a 2ª via de Histórico Escolar para a secretaria escolar de forma presencial.

Sabia que dá para consultar através do seu CPF.
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Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Não há legislação escolar que determine o tempo máximo ou mínimo de guarda de documentos.

O histórico escolar é fornecido quando os alunos concluem os estudos. Os ex-alunos que precisam solicitar a segunda via do documento sobre a vida escolar e que comprova a conclusão da Educação Básica, devem se dirigir à secretaria da unidade escolar onde concluíram o curso para retirar o documento.

É possível retirar uma segunda via do histórico escolar pelo site da Secretaria de Educação de alguns estados, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, entre outros.

O comprovante de escolaridade é um documento que comprova o nível de escolaridade do cidadão. Esta comprovação pode ser atestada por documentos como diploma ou declaração de conclusão emitida pela instituição de ensino, com certificação digital ou assinatura e carimbo do responsável legal.

O que substitui o certificado de conclusão do Ensino Médio? Outros documentos podem ter a mesma funcionalidade, como Histórico de Conclusão do Ensino Médio, Diploma ou Histórico acadêmico.

Com relação a cobrança de taxas por documentos de origem facultativa ou de segunda via de documentos obrigatórios, as Instituições podem cobrar, a legislação não faz qualquer menção sobre tal solicitação.

Como emitir
Se você informou seu CPF, o portal permite a emissão da declaração de matrícula. Se não informou o CPF, deve fornecer os dados do Cadastro Geral de Matrícula (CGM) ou o CPF do aluno e o número do celular informado no ato da matrícula, para receber o código de validação de acesso.

Para participar, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF na plataforma da consulta pública, que pode ser acessada pelo portal do MEC. Somente os cadastrados podem enviar comentários sobre a proposta. Os interessados precisam preencher um perfil, indicando sua cidade e estado, faixa etária, nível de.

Secretaria da Educação
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: RG DO SOLICITANTE e IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA EXTINTA : Nome completo da Escola, Endereço da Escola, Último ano/Semestre de Conclusão, Tipo de Ensino/Curso, do município de Porto Alegre.

O responsável ou o próprio aluno solicita o Certificado de Conclusão do Ensino Médio para a secretaria escolar de forma presencial.

via do histórico e certificado de conclusão do Ensino fundamental e/ou Médio. Solicitar estes documentos na própria escola. Se a escola fechou solicitar a 2º via dos documentos escolares na Diretoria de Ensino que supervisionava esta escola.

Empresas e instituições de ensino vão além na lista de documentos e pedem o histórico escolar como subsídio para avaliar o desempenho geral dos candidatos. Ou seja, aquelas notas do segundo grau e da faculdade, perdidas no passado distante, têm mais importância do que se imagina.

O histórico escolar é emitido nos casos de transferência do aluno e/ou de conclusão de curso, para fins de comprovação de estudos realizados. QUEM PODE SOLICITAR? Menores de 18 anos: Responsáveis legais, devidamente identificados.