O que foi a Revolução Gloriosa e as mudanças decorrentes dessa revolução?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A Revolução Gloriosa determinou o fim da monarquia absolutista na Inglaterra e o predomínio do Parlamento. A Europa assistia à formação de uma monarquia constitucional, ou seja, o rei poderia permanecer no trono, mas com poderes reduzidos.

A Revolução Gloriosa é o nome que se dá aos acontecimentos que se passaram na Inglaterra e levaram à deposição de Jaime II do trono inglês em 1688. Com a Revolução Gloriosa, Guilherme de Orange e Maria Stuart tornaram-se reis da Inglaterra, marcando o início do período da monarquia constitucional.

Questão Sobre a Revolução Gloriosa na Inglaterra (1688/1689) é correto afirmar que. foi uma Revolução política que pôs fim ao Absolutismo, consolidando a supremacia do parlamento sobre a autoridade real.

1688 – 1689

Uma das principais causas da Revolução Industrial se deu por meio do desenvolvimento da máquina a vapor, que funciona através do aproveitamento do vapor de água que é aquecida pelo carvão e que dessa forma, é capaz de gerar e produzir energia e depois transformá-la em uma força capaz de movimentar as máquinas.

A Revolução Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma das etapas da Revolução Inglesa, além de ter sido responsável pela queda do absolutismo na Inglaterra. A monarquia absolutista inglesa transformou-se em uma monarquia constitucional, que consolidou o domínio da burguesia na Inglaterra.

Consequências da Revolução Gloriosa
A Revolução Gloriosa determinou o fim da monarquia absolutista na Inglaterra e o predomínio do Parlamento. A Europa assistia à formação de uma monarquia constitucional, ou seja, o rei poderia permanecer no trono, mas com poderes reduzidos.

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Com a Revolução Gloriosa de 1688, Maria Stuart foi coroada rainha da Inglaterra. Revolução Gloriosa é como é conhecida a sucessão de acontecimentos que levou à deposição de Jaime II do trono inglês, para que Guilherme de Orange e Maria Stuart se tornassem reis da Inglaterra, em 1688.

Estas tiveram como objetivos: limitar o poder do rei através do Parlamento, garantir a liberdade religiosa para os anglicanos e impedir a restauração do catolicismo na Inglaterra.

A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis ao desenvolvimento econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra.

Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais, a DUDH foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia.

Que mudanças a Revolução Gloriosa provocou na Inglaterra do ponto de vista da economia? RESPOSTA: O desenvolvimento do capitalismo, o incentivo ao livre- -comércio e a mecanização da indústria têxtil inglesa.

A Revolução Gloriosa assinalou o triunfo do liberalismo político sobre o absolutismo e, com a aprovação do Bill of Rights em 1689, assegurou a supremacia legal do Parlamento sobre a realeza e instituiu na Inglaterra uma monarquia limitada.”

As revoluções Puritana, de 1640, e a Gloriosa, de 1688, podem ser consideradas como partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, entre o poder do rei e o do Parlamento, tendo como resultado o estabelecimento da monarquia parlamentar.

Guilherme não negou apoio, mesmo porque a aproximação com a Inglaterra significava um aliado contra a França católica. Sem resistência alguma, Guilherme marchou, conquistando espaço, sem derramar sangue, daí por que se fala, também, de revolução incruenta. Jaime, sua mulher e o príncipe partiram para a França.