Qual foi o grupo social que liderou a revolução?

Perguntado por: aaguiar5 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 4 votos

Durante a Revolução francesa a burguesia foi a classe social que liderou o movimento revolucionário, de modo que o período mais radical teve grande influência dos jacobinos, uma facção política mais radical.

O grupo social a liderar a revolução inglesa foi a burguesia europeia, devido a forte expressividade que possuíam por conta de seu poder econômico.

Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder. Havia ainda um grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer.

A sociedade industrial fez surgir novos grupos sociais, dividindo se basicamente em duas camadas sociais: a burguesia, constituída pelos donos das fábricas, das máquinas, dos bancos, grandes comerciantes, mercadores etc; e o proletariado, formado pelo trabalhador que é remunerado por sua força de trabalho. 3.

O grande líder da revolta pernambucana, Domingo José Martins, foi arcabuzado, e outras lideranças sofreram martírio severo. O capitão José de Barros Lima, por exemplo, foi enforcado e teve as mãos e cabeça decepadas e colocadas em exposição, e seu corpo foi arrastado pelas ruas de Recife.

Maximilien Robespierre era o líder dos jacobinos no período em que eles estiveram à frente da Revolução Francesa. A ascensão dos jacobinos foi impulsionada pelo apoio do povo, sobretudo dos sans-culottes. Contavam com o apoio da pequena e média burguesia e desejavam ampliar as reformas sociais na França revolucionária.

Robespierre

Serviço de Comunicação Social: Sendo líder dos jacobinos, partido radical da Revolução, Robespierre implantou um regime de terror e opressão.

Finalmente, os membros mais destacados do Terceiro Estado, quanto a liderança: a burguesia. Esta se dividia em pequenos burgueses (pequenos comerciantes, artesãos), uma camada média (composta de lojistas, profissionais liberais) e a alta burguesia (grandes banqueiros, comércio exterior).

Essa primeira fase da revolução teve questões religiosas e colocou em lados opostos dois grupos: a nobreza, os aliados do rei e o clero contra os burgueses, pequenos mercadores e artesãos que professavam o calvinismo. Nessa batalha contra o Parlamento, Carlos I tinha o apoio dos cavaleiros da nobreza.

Oliver Cromwell

Liderada por Oliver Cromwell, a Revolução Puritana levou a burguesia ao poder político na Inglaterra, instaurando ainda uma efêmera República. A Revolução Puritana, ocorrida na Inglaterra entre 1641 e 1649, originou pela primeira vez a constituição de uma República (1649-1658) em solo inglês.

Oliver Cromwell: uma das principais figuras da revolução, que proclamou a República em 1649, assumindo o governo inglês.
...
Entendendo a Revolução Inglesa

  • Jaime I – de 1603 a 1625;
  • Carlos I – de 1625 a 1649;
  • Carlos II – de 1660 a 1685;
  • Jaime II – de 1685 a 1688.

Resposta verificada por especialistas
Durante a Revolução francesa a burguesia foi a classe social que liderou o movimento revolucionário, de modo que o período mais radical teve grande influência dos jacobinos, uma facção política mais radical.

Maximilien Robespierre, nascido em 6 de maio de 1758 e falecido em 28 de julho de 1794, foi um jurista e político francês. Destacou-se como líder dos jacobinos e presidiu a França durante a fase mais caótica da Revolução Francesa, o Período do Terror.

O termo Diretório costuma ser utilizado, no contexto da Revolução Francesa, para designar um período de governo mais conservador, liderado pela alta burguesia, que sucedeu à Convenção Nacional jacobina e durou até a ascensão de Napoleão Bonaparte.

Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes.

O ponto de partida da Revolução Industrial foi o desenvolvimento da máquina a vapor. A revolução resultou em transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho e em forte redução do salário.

A Primeira Revolução Industrial iniciou na Inglaterra por volta de 1750, e logo alcançou a França, a Bélgica e posteriormente a Itália, a Alemanha, a Rússia, o Japão e os Estados Unidos. Por essa época, as atividades comerciais comandavam o ritmo da produção. Contudo, os ingleses foram os pioneiros nesse movimento.