O que foi o sistema de feitorias?
- Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. Muito comumente era conhecida como Feitoria da Fazenda Real.
O que eram as feitorias e as capitanias gerais para que serviam?
As mesmas funcionavam como mercado, armazém, alfândega, defesa e ponto de apoio à navegação e exploração. Em muitas ocasiões, essas mesmas feitorias, serviam ainda como sede do governo das comunidades do local. Como Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações, o país teve as primeiras feitorias.
Qual a importância das feitorias no Brasil?
Além de servirem como pontos que marcavam a colonização portuguesa no país, as feitorias eram entrepostos comerciais fortificados e erigidos próximos ao litoral. Sendo assim, serviam para organizar toda estrutura comercial (mercado, armazém, alfândega, etc.)
O que eram as feitorias?
Feitorias eram locais estabelecidos ao longo do litoral brasileiro onde os português armazenavam a madeira que seria levada para a Europa.
O que foram as feitorias e o escambo?
Escambo: foi a troca de favores realizada entre indígenas e portugueses no início da colonização; Feitorias:entrepostos comerciais feitos em zonas costeiras que os portugueses construíram para centralizar e dominar o comércio dos produtos locais.
Quem são os feitores?
1. Gestor, administrador de bens alheios. 2. Rendeiro.
Como era o tráfico de escravos nas feitorias?
Nesses portos, os africanos prisioneiros eram trocados por alguma mercadoria valiosa, que poderia ser tabaco, cachaça, pólvora, entre outros. Depois de vendidos para algum comerciante europeu, os africanos embarcavam no navio que os transportaria para a América ou Europa.
Quem era o feitor de escravos?
Resposta: Os capatazes e feitores eram trabalhadores livres que trabalhavam para os senhores de engenho nas fazendas de açúcar na época do Brasil Colonial. O trabalho que eles faziam era recompensado com pagamento de salários.
Qual a função das feitorias entre 1500 e 1530?
Essas feitorias funcionavam como entrepostos comerciais que armazenavam as mercadorias para serem transportadas para a Europa. As primeiras iniciativas de exploração do território brasileiro foram entregues por Portugal para Fernão de Noronha, no período entre 1503 e 1505.
Qual era o acordo entre portugueses e nativos no sistema de feitorias?
A relação dos indígenas com os portugueses era por meio do escambo, isto é, da troca. Os indígenas extraíam a madeira e eram pagos com utensílios como machados, facas, espelhos, canivetes etc.
O que e o sistema de sesmarias?
Sesmarias eram terrenos abandonados pertencentes a Portugal e entregues para ocupação, primeiro no território português e, depois, na colônia, o Brasil, onde perdurou de 1530 até 1822. O sistema foi utilizado desde o século XII nas terras comuns, comunais ou da comunidade. O nome sesmaria deriva de sesmar, dividir.
Quais os motivos que levaram ao fracasso das capitanias hereditárias?
Fracasso das capitanias hereditárias
As causas desse fracasso foram a falta de recursos, a inexperiência em administrar um empreendimento de dimensões tão grandes e os ataques indígenas, aspectos que foram cruciais para que a Coroa portuguesa optasse por um novo modelo administrativo.
Quais as principais formas de exploração adotada pelos portugueses?
A principal mão de obra utilizada pelos portugueses durante a colonização foi a dos escravizados indígenas e africanos. Estima-se que a escravidão tenha sido implantada no Brasil na década de 1530.
Quais eram as principais feitorias portuguesas em África?
Ilhas da Madeira em 1420; Ilhas dos Açores por volta de 1427; Ilhas do Cabo Verde em 1460; e. Ilha de São Tomé a partir de 1471.
Quais as principais características das feitorias?
Feitorias portuguesas (c.
Funcionavam simultaneamente como mercado, armazém, ponto de apoio à navegação e alfândega. Eram governadas por um "feitor" encarregado de reger as trocas, negociar produtos e cobrar impostos (o quinto).
Como funcionava o sistema de escambo?
O escambo era uma transação comercial sem o envolvimento de moeda e uma troca de serviços e/ou mercadorias. O escambo foi uma modalidade de transação comercial em que duas partes iniciavam um negócio que era concluído com a troca de mercadorias.
O que era o sistema de escambo?
Olá! O escambo é uma modalidade de troca comercial de mercadoria sem a utilização de moeda, ou seja, de dinheiro. Esse termo é também utilizado quando se trata da troca de produtos por trabalho de uma mão-de-obra que aceita esses produtos.
Qual foi a importância do escambo?
O escambo foi de extrema importância, já que através dele a economia se desenvolveu até o estabelecimento do papel-moeda como intermediador nas negociações de mercadorias. Portanto, entender o significado de escambo, é uma forma de compreender a evolução da economia mundial até os dias de hoje.