O que foi o terror branco da reação Termidoriana resposta?

Perguntado por: isales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Terror Branco : Um período de violência política durante a Revolução Francesa após a morte de Robespierre e o fim do Reino do Terror. Foi iniciado por um grupo no sul da França, chamando-se Os Companheiros de Jeú.

O período do Terror na revolução francesa foi o período mais radical e devido ao predomínio da ação popular, recebeu essa denominação. A Reação Termidoriana foi quando os representantes do partido "Pântano", representando a alta burguesia sem ideologia definida, tomou o poder dos jacobinos através de um golpe.

5 de setembro de 1793 – 27 de julho de 1794

A Convenção Termidoriana, como ficou conhecido o período depois, foi marcada por outro terror, o Terror Branco. Jovens de direita passaram a percorrer as ruas de Paris para intimidar e executar os líderes sans-culottes, além de assaltar os clubes republicanos.

Durante os anos de 1936 e 1939, ocorreu a fase denominada de grande terror stalinista, que resultou em perseguições, prisões e execuções de milhares de pessoas.

A reação termidoriana, ou golpe de 9 de Termidor, foi um golpe organizado pelos girondinos contra os jacobinos, em julho de 1794. Ele foi organizado pela alta burguesia e por grupos mais conservadores da revolução, que desejavam retirar os jacobinos do poder francês.

Convenção Nacional Jacobina (Terror) (1792-1794);
Essa fase da Revolução foi notabilizada por intensas perseguições políticas aos adversários dos jacobinos, em especial aos girondinos (grupo moderado e ligado à alta burguesia), e em razão disso ficou conhecida como Terror.

A Reação Termidoriana se refere ao período da Revolução Francesa entre a queda de Robespierre em 9 Termidor II, ou 27 de julho de 1794, e a inauguração do Diretório em 1º de novembro de 1794.

Resposta: Reação termidoriana é um termo utilizado para designar a queda do governo jacobino, liderado por Maximilien Robespierre, e a ascensão de um governo conservador alinhado aos girondinos, liderado pelo partido apelidado de Pântano ou Planície.

Terror Branco se refere a atos de violência executados por grupos reacionários (geralmente monarquista ou conservador) como parte de uma contrarrevolução. A origem do nome remete às ações efetuadas pelo governo comandado pelos jacobinos entre setembro de 1793 e julho de 1794 Na França.

Também conhecida como Revolução Popular, Fase Radical ou simplesmente Terror, foi a fase da Revolução Francesa mais violenta e radical. Liderada pelos jacobinos (pequenos comerciantes e profissionais liberais) e com grande participação das camadas mais pobres da população, durou de 1792 a 1794.

Robespierre tornou-se famoso como político sério e "incorruptível". Seu objetivo era eliminar oa privilégios e instituições do Antigo Regime. Ele propagou ideias revolucionárias para a época, como o sufrágio universal, eleições diretas, educação gratuita e obrigatória, e imposto progressivo segundo a renda.

Como escritor, se destacou por defender os direitos individuais de judeus, protestantes e atores. Posicionava-se contra a pena de morte, a escravidão e defendia o voto para todos os homens, independente da sua contribuição financeira.

A Revolução Francesa foi resultado direto da crise que a França vivia no final do século XVIII. A insatisfação popular (com a crise econômica e política que o país vivia) aliou-se com os interesses da burguesia em implantar no país as ideias do Iluminismo como forma de combater os privilégios da aristocracia francesa.

O Terror na Revolução Francesa. O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.

Robespierre

Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.

Entre as várias consequências, podem-se destacar algumas: Universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais. Fim dos privilégios e dos resquícios do feudalismo na França. Início da queda do absolutismo na Europa.

Laurent de Saes: A execução de Robespierre se deu por consequência do golpe de 9 de termidor do ano II (27 de julho de 1794), dia em que o líder jacobino e seus aliados foram presos na Convenção.

Em 27 de julho de 1793, Robespierre foi eleito para o Comitê de Salvação Nacional, formado em abril para proteger a França contra os seus inimigos, externos e domésticos, e para supervisionar e vigiar o governo. Sob sua liderança, o comitê passou a exercer um controle virtual sobre o governo francês.

Ponto positivo podemos citar a consolidação da Revolução Francesa durante o período do Terror e negativo a grande perseguição a qualquer pessoa julgada como contra revolucionária, mesmo sem isso proceder.

A queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, foi o estopim para a Revolução Francesa. Como era uma prisão para inimigos do rei, a Bastilha era o símbolo do Antigo Regime.