O que fortalece a planta?

Perguntado por: rteixeira5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.

O carbono, presente no açúcar, é muito importante para o crescimento das plantas. Porém, no açúcar ele está em forma de carboidrato e a planta não consegue absorvê-lo assim – os vegetais conseguem o carbono por meio do gás carbônico, consumido na fotossíntese (veja mais na CHC 153).

Aprendemos que as plantas precisam de água, solo fértil, ar e luz solar para crescer e se desenvolver. A propósito, as plantas que recebem, diretamente, a luz do sol se desenvolvem mais do que as outras que não recebem, já notaram isso? Isso acontece devido à fotossíntese, palavra que significa síntese pela luz.

A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.

Adubos NPK
O nitrogênio (N) é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento de raízes, caules e folhas. A planta absorve, ainda no começo da vida, a maior parte do nitrogênio de que precisa e o armazena em seus tecidos de crescimento.

Normalmente, as folhas de uma planta ficam amarelas quando estão perto de morrer e cair. Por isso, a falta de água pode ser uma razão para que isso ocorra. “Quando a planta vive com sede ela economiza a água restante, descartando folhas que, antes de serem derrubadas, apresentam um aspecto amarelado”, explica Mariana.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

O carvão é muito utilizado na jardinagem por conta de sua forma porosa que absorve muito líquido. Com isso, ele pode te ajudar a manter o nível de água adequado para a planta enquanto você rega. Coloque o carvão no fundo do vaso (ultima camada), isso vai fazer com que as raízes de sua planta não morram 'afogadas'.

Tipos de adubo

  • Adubo orgânico.
  • Adubo mineral.
  • Adubo organomineral.
  • Via solo.
  • Adubação foliar.
  • Via fertirrigação.

Mas, para garantir que elas fiquem sempre bonitas e saudáveis, é preciso dedicar tempo para alguns cuidados.
...
Prestar a atenção na quantidade de água e no tipo de vaso ajuda a manter as folhas lindas

  1. Pulverize água regularmente. Reprodução/Freepik. ...
  2. Vasos. ...
  3. Mudança de cor. ...
  4. Faça um cronograma de rega. ...
  5. Limpeza.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

Para um crescimento e produção saudável é importante que a fonte de nutrientes a ser utilizada seja o mais completa possível. Sendo que, para desempenhar funções de florescimento e frutificação, por exemplo, as plantas precisam do Nitrogênio para crescer flores e frutos.

As plantas capturam a energia do sol e a usam para formar moléculas orgânicas essenciais à vida. Esse processo, a fotossíntese, requer o pigmento verde clorofila, que está presente nas folhas.

As plantas daninhas competem com o cafeeiro por luz, água e nutrientes, e o manejo ineficiente dessas pode afetar negativamente o crescimento vegetativo e a qualidade dos frutos da lavoura.

Produto da fotossíntese das plantas, com a formação de carboidratos a partir de dióxido de carbono e água usando a energia do sol, a sacarose é o açúcar principal na seiva de plantas. Está presente em todas as plantas verdes, mas quase todo açúcar comercialmente produzido vem da cana-de-açúcar e da beterraba.

As plantas precisam de oxigênio e gás carbônico para a sua respiração e fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas produzem energia para sobreviver. Só que elas precisam desses dois elementos de maneiras opostas para esses dois processos.

O elemento químico responsável pela frutificação e formação de sementes é o fósforo (a sigla "P" dos adubos NPK). Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo.

Podemos definir germinação como a retomada do crescimento e do desenvolvimento do embrião. Para que isso ocorra, a semente precisará principalmente de água, gás oxigênio e temperatura adequada. Uma das primeiras coisas que ocorre na germinação é a absorção de água pela semente.

A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.

O café contém alguns nutrientes que agradam muito a esses tipos de planta, incluindo potássio, cálcio, nitrogênio, fósforo e outros minerais.
...
Aqui estão alguns exemplares que lidam bem com café:

  • Clorofitos (paulistinha);
  • Rosas;
  • Hortênsias;
  • Violetas africanas.
Continuar lendo O que fortalece os rins?