O que Jesus Cristo fala sobre o dinheiro?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Jesus, ao contrário do que muitos pensam, nunca sugeriu ou afirmou que o dinheiro fosse um mal. No entanto, Ele nos deixou valiosos ensinamentos de como utilizar o dinheiro de forma correta, com honestidade e sempre pensando em ajudar ao próximo.

Em relação ao acúmulo de riquezas materiais, Ele nos dizia: “Não ajuntem para vocês riquezas na terra, onde traça e ferrugem corroem e onde ladrões arrombam e roubam (…) Porque onde está o seu tesouro, aí também está o seu coração” (Mt 6,19; 21).

Jesus, o maior líder de todos os tempos, nos deixou muitos ensinamentos sobre dinheiro. Foram mais de 20 parábolas sobre esse tema tão relevante para nossas vidas na atualidade. Dinheiro foi um dos assuntos mais abordados por Jesus em seus ensinamentos, embora não fosse o cunho financeiro a sua maior finalidade.

Avarento é um adjetivo que qualifica aquele indivíduo que tem avareza, ou seja, que tem apego demasiado ao dinheiro, que tem o desejo ardente de acumular riqueza.

Quando lemos o apóstolo Paulo afirmando que o dinheiro é a raiz de todos os males, podemos concluir apressadamente que a Bíblia é contra o dinheiro.

Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.

Algumas tentativas já foram feitas para avaliar o valor atual do denário com base nas moedas que conhecemos, sendo que há alguns anos a quantia mais aceita entre os estudiosos foi a de que um denário equivaleria entre 16 e 18 centavos de dólar.

Um talento equivalia a cerca de 30-35 quilos de prata e valia cerca de 6000 denários ou dracmas. Era uma quantidade extraordinariamente alta de dinheiro.

Esta parábola ensina principalmente a necessidade de corresponder à graça de uma maneira esforçada, exigente, constante, durante toda a vida. Temos de fazer render todos os dons da natureza e da graça, recebidos do Senhor.

Este versículo em outras versões da Bíblia
10 Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar, mais você terá.

Pessoa com muito dinheiro: 1 abastado, abonado, abundante, apatacado, capitalista, casacudo, endinheirado, facultoso, lordaço, milionário, opulento, ourudo, patacudo, pecunioso.

21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Este versículo em outras versões da Bíblia
E: Digno é o trabalhador do seu salário. 18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.

Introdução. O Apóstolo Paulo aconselhou os santos a não permitirem que pessoas iníquas os influenciassem. Ele advertiu os santos a evitarem as filosofias e práticas imorais comuns em Corinto.

A Vida Tem Muito Mais Para Ser Vivida. É preciso reconhecer que o dinheiro é realmente um elemento importante em nossas vidas, afinal é através dele que temos acesso à alimentação, à moradia e podemos suprir mais uma infinidade de necessidades.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. Acredite!

Servir ao dinheiro é considerar a especulação e a exploração como mais importantes do que as pessoas. É fundamental ter clareza sobre a quem se deve beneficiar: a Deus, servindo os seus filhos, ou ao dinheiro.

Atenção com gastos desnecessários: “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz” - Isaías 55:2. A Bíblia fala em pensar no que é necessário antes de comprar. Muitos gastos são imprudentes do ponto de vista de necessidade e, com eles, o dinheiro acaba indo embora sem ver ...

MOEDAS CORRENTES NA ÉPOCA
Eram quatro as moedas correntes em vigor, a saber: o Denário (romano); o Siclo (judeu); Dracma (grego); e a Minas (fenícia).

No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. A princípio, essas peças eram fabricadas em processos manuais e muito rudimentares, mas já refletiam a mentalidade e cultura do povo da época.

Continuar lendo O que é Jesus Cristo?