Qual o nome de batismo de Jesus Cristo?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Ele era conhecido como João Batista.

O nome de batismo ou baptismo ou nome ao nascimento é o nome que um indivíduo recebe de seus pais ao nascer, seguindo uma norma social universal.

Enquanto tivermos evidências bíblicas de novos crentes sendo batizados em nome de Jesus no Novo Testamento, parece claro que a razão para essa declaração em particular estava centrada no fato de que Jesus foi amplamente rejeitado como o Messias de Deus e os discípulos primitivos estavam elevando Jesus a uma posição de ...

A Forma Correta do Batismo
Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

O batismo com fogo é mencionado especificamente duas vezes na Bíblia pelo profeta João Batista em conexão com a obra redentora do Messias. Jesus é aquele que batiza com Espírito Santo e com fogo, trazendo salvação a alguns e condenação a outros (Mateus 3:11; Lucas 3:16).

Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

A Bíblia ensina-nos que Jesus foi batizado pelo seu primo, João Batista (ver Mateus 3:13). Deus concedeu a João o poder e a autoridade especiais para batizar (ver Guia para Estudo das Escrituras, “João Batista,” scriptures.lds.org). Chamamos a esse poder e autoridade para batizar o poder do sacerdócio.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: batismo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: baptismo. Grafia no Brasil: batismo.

O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse “quem não for batizado será condenado”, mas sim “quem não crer”. O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação.

“Assim, João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de conversão para a remissão dos pecados” (Marcos 1,4) Bíblia de Jerusalém. Esta passagem de Marcos mostra João em atividade no deserto, proclamando a mudança de vida e batizando as pessoas. Podemos considerá-lo o primeiro a batizar.

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

A resposta é: não, a Igreja Católica, a rigor, não estabelece uma idade para os batizandos. No entanto, muitos pais optam por batizar seus filhos antes que eles completem um ano de idade. Assim, estão em sintonia com a sugestão da Igreja de batizá-los o quanto antes.

A resposta é sim. Um dos documentos obrigatórios para apresentar na igreja e abrir o processo matrimonial é a Certidão de Batismo de cada um do casal, ou de quem é católico e foi batizado, não necessariamente tem que ser das duas pessoas.

Batismo vem do grego baptizein e “significa 'mergulhar', 'imergir'. A 'imersão' na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como 'nova criatura'” (nº 1214).