O que leva uma pessoa a ter baixa autoestima?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O abuso físico, sexual ou emocional pode ser a causa mais marcante e evidente da baixa autoestima. Ser forçado a uma posição física ou emocional pode ter um grande impacto na forma em que uma pessoa se percebe, associado a um sentimento de invalidação e pouco valor, além de vergonha, rancor e muitos outros sentimentos.

A forma correta é BAIXA AUTOESTIMA. Usamos essa expressão quando queremos nos referir à falta de amor-próprio. A confusão ocorre, porque “baixo” é antônimo de “alto”, que se pronuncia da mesma forma que o prefixo “auto”, que significa aquilo que é próprio ou que funciona por si mesmo.

3 – A autoestima frágil
São pessoas que aparentemente possuem uma boa autoconfiança e habilidades interpessoais, entretanto, qualquer enfrentamento que abale essa crença, ela decai.

Um psicólogo italiano em seu livro “Apaixone-se por si mesmo”, descreve os 4 pilares da autoestima, são eles: Autoconceito (tudo que pensamos sobre nós mesmo), Autoimagem (tudo que pensamos sobre a nossa aparência física e apresentação), Auto reforço (é a nossa capacidade de se reforçar) e a Autoeficácia (é o quanto ...

Existem três tipos de autoestima, que podem ser positivas ou negativas. Entendê-los pode ajudá-lo a identificar o tipo de autoestima que você tem e decidir se é negativa ou positiva.

Uma pessoa que tem baixa autoestima, se achando incapaz de estar ao lado de alguém especial, acaba sabotando o relacionamento amoroso. Colocando sua própria felicidade nas mãos do parceiro, passa sua própria responsabilidade de felicidade e alegria para a outra pessoa, culpando-o quando não se sente feliz.

Como melhorar a autoestima feminina?

  1. Aprofunde o autoconhecimento. Não tem jeito: é preciso se conhecer para melhorar a autoestima. ...
  2. Aceite suas imperfeições. Será estranho que um texto sobre autoestima queira lhe incentivar a aceitar suas imperfeições? ...
  3. Pratique o autocuidado. ...
  4. Desenvolva padrões de pensamento mais eficazes.

É o ato de “amar a si mesmo”, que requer atitudes como o autorrespeito e a autoaceitação. Só conseguimos atingir esses pilares através do autoconhecimento, que consiste em ter consciência de nossa história e dos aspectos da nossa personalidade.

A autoestima é importante para todas as esferas da sua vida.
...
Mas, com dedicação e fé, a gente chega lá.

  1. 1 - Procure ume psicólogue. ...
  2. 2 - Não se compare tanto. ...
  3. 3 - Siga contas relevantes nas redes sociais. ...
  4. 4 - Faça exercício físico. ...
  5. 5 - Seja mais grate. ...
  6. 6 - Não se cobre tanto. ...
  7. 7 - Faça afirmações positivas.

Como aumentar a autoestima?

  1. 1 – Foque no autoconhecimento. ...
  2. 2 – Seja mais realista em relação às suas expectativas. ...
  3. 3 – Não busque pela perfeição. ...
  4. 4 – Nunca comparar-se com outros. ...
  5. 5 – Faça uma pausa diária para apreciar suas qualidades. ...
  6. 6 – Se exercite pelo menos uma vez por semana.

Como melhorar a autoestima e a autoconfiança?

  1. Invista no autoconhecimento. Para valorizar o próprio ser, é necessário, primeiro, conhecer-se. ...
  2. Supere seus limites. ...
  3. Aprenda com os erros. ...
  4. Diminua as comparações tóxicas. ...
  5. Defina metas e objetivos. ...
  6. Recompense as vitórias. ...
  7. Esteja sempre em desenvolvimento.

Em um estudo recente realizado pela International Society of Hair Restoration, o cabelo foi apontado como o atributo físico que mais afeta a autoestima, ficando à frente do peso, da má aparência e ortodontia estética.

Freud (1914/1969) divide a autoestima em três partes: uma parte da autoestima primária, referente ao resíduo do narcisismo infantil; a outra, deriva da onipotência corroborada pela experiência, na realização do ideal do eu; e a terceira, procedente da satisfação da libido objetal.

A autoestima baixa é um dos sintomas típicos da depressão e costuma ser proeminente, canalizando o fluxo de pensamentos e sentimentos das pessoas depressivas para o lado negativo constantemente.

Um deles é justamente a ansiedade. Quando se tem baixa autoestima, é comum pensar demais em tudo que se faz, preocupando-se com a reação dos outros e, muitas vezes, até mesmo deixando de realizar atividades. Esses pensamentos excessivos, sempre com medo do futuro e do julgamento, podem causar uma enorme ansiedade.

Aumentar a autoestima é fundamental para se ter uma vida plena. E para isso é preciso autoconhecimento e mudança de atitudes. Além disso, ter o apoio de um psicólogo é fundamental. Ele irá proporcionar o autoconhecimento necessário e fortalecerá nossas atitudes positivas.

Como cultivar o amor próprio no dia a dia

  1. Se coloque em primeiro lugar. Deixar os seus desejos pessoais de lado para fazer somente o que os outros querem pode te conduzir à depressão, esgotamento mental ou ansiedade. ...
  2. Entenda os seus limites. ...
  3. Perdoe os seus erros. ...
  4. Encontre o seu propósito. ...
  5. Aceite que você é única(o)
  1. Ser mais construtivo e pensar positivo. ...
  2. Valorizar a si mesmo para resgatar a autoestima. ...
  3. Evitar fazer comparações. ...
  4. Aprender a lidar com as frustrações da vida. ...
  5. Passar mais tempo com as pessoas que gosta. ...
  6. Ter convicção dos seus objetivos. ...
  7. Conversar com um profissional de psicologia.

A autoestima feminina faz parte de um processo de construção diário, onde devemos investir em nossa saúde física, saúde emocional, autocuidado e exercitar a compaixão e confiança. É possível aprender a valorizar todas as nossas qualidades sem gerar cobranças excessivas.