O que leva uma pessoa ter câncer?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

O estado emocional pode provocar um câncer ou atrapalhar o tratamento? Nunca foi demonstrado cientificamente e de maneira evidente que o estresse psicológico ou a condição emocional (tristeza, por exemplo) das pessoas pode desencadear o surgimento do câncer, ou mesmo acelerar o desenvolvimento de um tumor.

Entre as mais comuns, está a mutação no gene BRCA1 e BRCA2. “Quando há mutações nesses genes, órgãos como mama, ovário, próstata e pâncreas ficam mais expostos e com risco maior de desenvolver um câncer no futuro.

Existem várias causas para o aparecimento do câncer, são os denominados fatores de risco, como, por exemplo, o tabagismo, o consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares e sedentarismo, que são em soma os principais responsáveis pelos casos de câncer.

1. Câncer de pulmão. De acordo com a OMS, 1,8 milhão de pessoas morreram em 2020 de câncer de pulmão. Sua causa mais comum é o tabagismo, gerando cerca de 90% das mortes por essa condição.

Os resultados de estudos epidemiológicos indicam que a ingestão de quantidades fisiológicas de antioxidantes, tais como as vitaminas C e E e os carotenóides, pode retardar ou prevenir o aparecimento de câncer.

Acompanhe abaixo, algumas sugestões para a sua alimentação anti-câncer:

  • Goiaba, tomate e melancia. ...
  • Frutas roxas e vermelhas. ...
  • Frutas ricas em ácido ascórbico. ...
  • Cenoura e abóbora. ...
  • Brócolis, couve-flor e repolho. ...
  • Espinafre e couve. ...
  • Peixes – Salmão, sardinha e atum. ...
  • Cebola e alho.

Você sabia que um exame pode detectar o risco da pessoa desenvolver alguns tipos de câncer? Sim, é um teste genético que indica as probabilidades de tumores malignos analisando os genes. Ele é muito importante especialmente para quem tem histórico de doença na família.

Ansiedade e stress podem estar ligados ao surgimento de tipos de câncer mais graves, de acordo com uma nova pesquisa feita com animais e publicada nesta quarta-feira no periódico PLoS One.

Qualquer pessoa corre o risco de desenvolver câncer
VERDADE – Como a ocorrência do câncer aumenta com a idade, no entanto, a maioria dos casos acontece entre adultos de meia idade ou idosos.

Enquanto os cânceres crescem, o primeiro sintoma é frequentemente um leve mal-estar, que pode piorar de forma constante, até alcançar uma dor cada vez mais intensa à medida que o câncer aumenta de tamanho. A dor pode resultar da compressão ou erosão dos nervos ou outras estruturas.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.

Conheça os principais tipos de câncer que podem ser causados por mutações genéticas herdadas dos pais:

  • Ovário/trompas;
  • Melanoma;
  • Próstata;
  • Pâncreas;
  • Mama;
  • Cólon.
  • Útero (exceto colo do útero).

Alguns tipos chamam a atenção por estarem relacionados às formas hereditárias, como câncer de mama triplo negativo, câncer de mama em homens, câncer de ovário, câncer colorretal (com ausência da expressão das proteínas MSH2, MLH1, PMS2 e MSH6), câncer gástrico do tipo difuso e tumores adrenocorticais em crianças.

O coração físico pode até não ter câncer, o espiritual não somente trás pro coração mais também para todo corpo.

O consumo excessivo de açúcares adicionados também reduz a imunidade, o que pode permitir que células cancerígenas se espalhem mais facilmente. E consumir açúcar em excesso pode alterar o metabolismo de maneiras que podem levar a obesidade e diabetes, condições conhecidas por aumentarem as chances de contrair câncer.

QUE MERECEM ATENÇÃO
Indícios sugerem que sacarose e frutose – presentes no açúcar –, quando ingeridas em grandes quantida- des, seriam as responsáveis pelo desenvolvimento dessas doenças. Em pequenas quantidades, como parte de uma dieta sau- dável, a ingestão de açúcar não promove o câncer.

Entre os tipos de câncer com maior letalidade, o câncer de pâncreas é um dos mais agressivos e silenciosos, com sintomas inespecíficos e que surgem apenas em estágios avançados da doença.