O que Luís XIV quis dizer com a frase L État c'est moi O Estado sou eu )?

Perguntado por: ubarros5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A frase “O Estado sou Eu” é utilizada para indicar situações em que um indivíduo concentra muitos poderes pessoais e comanda o governo de acordo com seus próprios interesses. A origem da sentença é atribuída a Luís XIV, monarca absolutista, que governou a França entre meados do século XVII e início do século XVIII.

Questão “O Estado sou eu”. A célebre frase atribuída ao rei francês Luís XIV, também conhecido como Rei-Sol, sin... “O Estado sou eu”. A célebre frase atribuída ao rei francês Luís XIV, também conhecido como Rei-Sol, sintetiza o período absolutista na Europa moderna.

Significado da frase "O Estado sou eu"
Tudo o que era relevante para o governo da França e Navarra estava sob a sua autoridade. No fundo, Luís XIV personificava o auge do poder que se poderia ter no contexto europeu. (Eu sou a Lei, eu sou o Estado; o Estado sou eu!)

Monarquia absoluta:
o monarca possui a supremacia do governo e é o único que elabora as leis; o monarca tem poder absoluto para se relacionar e tomar decisões com países exteriores; não existe Constituição para controle das leis e decisões.

O rei Luís XIV (1643-1715), conhecido como “Rei Sol”, personificou todas as características do absolutismo, e a ele foi atribuída a frase “O Estado sou Eu”. Essa característica de representação completa do Estado fazia do rei um elemento político absoluto. Daí vem o termo absolutismo.

Luís XIV (1638 -1715) foi rei da França desde os cinco anos de idade. Seu reinado durou 72 anos, o mais longo da história francesa. O reinado de Luís XIV foi marcado pela centralização da monarquia francesa, consolidação das fronteiras e prosperidade econômica.

Uma das principais características do absolutismo era a concentração total do poder na monarquia. Os monarcas do Estado Absolutista tinham plenos poderes para tomar decisões e emitir ordens de acordo com sua conveniência, sem precisar dar satisfação a nenhum órgão da soberania, muito menos, para a sociedade.

Quando se estuda o absolutismo monárquico, é frequente vermos a frase “O Estado sou Eu', proferida pelo Rei Sol, Luís XIV. É correto dizer que essa frase: a) torna patente o uso do simbolismo solar, característico da maçonaria francesa.

O símbolo de realeza de Luís era o Sol, o principal astro do céu terrestre. O uso da estrela era uma referência essencialmente simbólica daquilo que dá vida a absolutamente tudo no planeta, fonte da luz e do calor básicos para a existência.

a) Qual o significado dessa frase e por que ela é atribuída ao rei da França? r: O rei francês quer dizer que não aceita o Tratado de Tordesilhas porque ficou de fora dessa partilha.

O apogeu do absolutismo ocorreu em meados do século XVII, sendo a França o país onde melhor se manifestou esse tipo de governo, que priorizava: a) A concentração dos poderes na mão do rei.

A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia.

O absolutismo foi uma forma de governo que se estabeleceu na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média. Essa forma de governo consolidou-se com o Estado nacional moderno, e nela o monarca possuía poderes amplos sobre o Estado e seus súditos.

Resumo sobre o absolutismo
O absolutismo era um sistema político que se baseava na concentração do poder nas mãos do monarca. A vontade dos reis era absoluta em seus reinos, e eles governavam com o auxílio de ministros (burocratas). A consolidação do absolutismo aconteceu junto do surgimento do Estado nacional moderno.

Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores. Nesse tipo de governo, o rei está totalmente identificado com o Estado ou seja, não há diferença entre a pessoa real e o Estado que governa.

Além da França, cujo a ideologia foi resumida no rei Luís XIV, o absolutismo existia em uma variedade de outros países europeus, incluindo a Espanha, a Prússia e a Áustria.

Resposta: O Estado é um dos principais atores internacionais, sendo também um dos mais importantes agentes de produção e transformação do espaço geográfico. Para governar absoluto, o rei se impunha por meio da força militar, da cobrança de impostos e por meio de teorias que justificavam o seu poder.

COMO SURGIU O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO? Se originou no início da Europa moderna e foi inspirado nos líderes individuais dos novos Estados-nação, criados no rompimento da ordem medieval. O poder desses Estados estava intimamente associado apenas ao poder de seus governantes.

Centralização ilimitada do poder nas mãos dos monarcas
Com o sistema de regime absolutista, os monarcas eram, inclusive, isentos de determinações criadas por leis, ou seja, tudo aquilo que eles próprios decidiam é que passava a vigorar.

O que a declaração feita por Jesus: “Antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:58) nos ajuda a compreender a respeito Dele? (Ver Êxodo 3:13–14.