O que o autor quis dizer eu sou da lira?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

"A Chiquinha Gonzaga abre o carnaval carioca, compondo, em 1899 para o carnaval de 1900, ´Ó abre-alas que eu quero passar / Eu sou da lira, não posso negar´. Isso tudo é uma maneira de ela dizer que ela é do carnaval, ela é da MPB, ela é das ruas do carnaval.

Chiquinha Gonzaga

As marchinhas de carnaval surgiram dentro do Rio de Janeiro. O auge aconteceu entre as décadas de 1920 e 1960. A primeira canção foi o famoso “ó abre alas”, composta em 1899 pela Chiquinha Gonzaga. O objetivo consistia em alegrar o cordão carnavalesco Rosas de Ouro.

1. Instrumento de cordas dedilhadas usado na Antiguidade . 3. Aparelho para fazer exercícios aéreos de ginástica, que consiste num aro suspenso por um cabo.

A etimologia do termo é latina e vem de lyra, antigo instrumento musical ou, mais provavelmente, de lira, de sulco ou depressão. Alguns pesquisadores ligam o nome de família Lira com os Leis, Leira ou Leiras, o que muitos acreditam não ser possível por uma série de fatores.

Resposta: d) permitir acesso.

marcha-rancho Ó Abre Alas

A primeira música carnavalesca que Chiquinha Gonzaga compôs, em 1899, foi a marcha-rancho Ó Abre Alas, considerada a primeira marchinha de carnaval da história, criada para embalar o desfile do cordão Rosa de Ouro, do bairro do Andaraí, na zona norte do Rio de Janeiro, onde ela morava.

Características das marchinhas de carnaval
Assim, elas oferecem um importante retrato de diferentes situações do cotidiano. Temas como o amor, política, crítica social, profissões e homenagens são constantemente abordados dentro das marchinhas.

Gênero musical caracterizado pelo compasso binário, raramente quaternário, e com o primeiro tempo fortemente acentuado.

A lira, segundo a lenda, foi inventada por Hermes e remonta, no mínimo, ao Período Micênico. As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o instrumento não tivesse origem helênica.

Dicionário Bíblico - Lira
Instrumento musical de três a doze cordas, usado pelos antigos. Tinha a forma de um U atravessado no alto por uma barra em que se prendiam as pontas de cima das cordas (Is 5.12, RA; RC, HARPA).

Usada com frequência na Grécia Antiga, a lira terá tido origem num outro instrumento de cordas, o chelys, cujo nome deriva da palavra grega que significa tartaruga, numa referência ao material de construção da caixa-de-ressonância.

Significado de lirista: 1. Aquele que toca um instrumento musical de cordas chamado de lira.

João Gualberto Ribeiro do Amaral

Abre Alas

Abre Alas
Essa foi a primeira marchinha de Carnaval registrada na história do carnaval brasileiro, em 1899. Chiquinha Gonzaga, autora da obra, fez a canção para a escola Rosas de Ouro do Rio de Janeiro, o que impulsionou o sucesso da escola e também se tornou a canção mais famosa da compositora.

As formas ABRE-ALAS (com hífen) e ABRE ALAS (sem hífen) existem, mas têm sentidos distintos. Oi, pessoal! Sabem aquela marchinha de Carnaval que fala assim: “Ó, abre alas/que eu quero passar!”?

1. Estar fora de si. 1. Em Portugal a expressão significa ficar completamente transtornado, descontrolado, zangado, mau-humor.

"Faça a sua que eu faço a minha" é a independência de pensamento sobre um assunto.

- Porque: usado em respostas e pode ser substituído pela expressão “pois”. As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço. - Porquê: é utilizado quando se quer informar a razão ou motivo de algo.