O que mais estraga no alternador?

Perguntado por: blessa . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Agora vamos conhecer as causas mais comuns que danificam o alternador, são elas: Sobrecarga por excesso de consumo , ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios. Baterias com defeito são incapazes de fornecer energia, se tornando uma “peso” para o alternador.

200.000 km

Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.

O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.

5 sinais que indicam problema no alternador

  1. 1 - Luz de Advertência. No painel, há uma luz que indica se há algo de errado com o alternador. ...
  2. 2 - Intensidade das Luzes. ...
  3. 3 - Visão, som e olfato. ...
  4. 4 - Bateria descarregada. ...
  5. 5 - Conexões soltas ou rompidas.

Normalmente um alternador pode funcionar perfeitamente até os 200.000 quilômetros rodados, em alguns casos o alternador pode ser reparado apenas com a substituição de seus componentes internos, o que torna o conserto bem mais barato.

Quanto tempo a bateria dura com o carro fora de uso? Com o alternador impossibilitado de fazer seu trabalho, é normal que a bateria descarregue. Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria.

Isto pode dever-se pela correia ter partido ou porque o alternador não está a gerar energia suficiente. Os ruídos podem não ser fáceis de distinguir de outras falhas no motor, no entanto deve ficar atento se este coincide com as rotações do motor.

Posso andar com a correia do alternador quebrada? Superaquecimento do motor, pois sem energia a bomba de água não estará funcionando; Queima da junta do cabeçote.

Assim, a quilometragem ideal para realizar a substituição da correia do alternador é de 20 mil km. Um ponto muito importante para se observar é em relação ao estado da correia que vai substituir a que está no local.

Esse processo, que pode levar de 15 a 20 horas, permite que o acumulador recupere a capacidade máxima sem que haja danos na bateria.

Com a oscilação de rotação, veja se a voltagem fica entre 13 e 14,5 volts. Se oscilar entre esses dois níveis, o alternador está funcionando corretamente e não há nenhum problema com o mesmo, indicando que a falha no fornecimento de energia pode estar com a bateria.

Quando o motor estiver ligado, o ideal é que o alternador funcione em silêncio. Desse modo, quando há barulhos nessa região, é um sinal de que o rolamento está com problema.

Quando a bateria descarrega, geralmente, é um problema pequeno, decorrente de um esquecimento que pode ser resolvido em poucos minutos ao fazer uma chupeta na bateria. No entanto, há a possibilidade de ser um problema na parte elétrica do carro.

O ideal é fazer isso a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros. Mesmo que o carro seja levado à oficina regularmente, também é importante prestar atenção aos sinais que indicam o mau funcionamento do alternador. Nesses casos, um dos indicadores mais comuns é a luz de bateria no painel acesa ou oscilando.

Não tente dar a partida no motor após o problema. Será necessário rebocar o veículo. Para o motorista, não há sinal que antecipe o rompimento além das marcas de desgaste características – que muitas vezes não podem ser vistas quando a correia fica protegida por uma capa.