O que mais me irrita no ambiente de trabalho?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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De acordo com pesquisa divulgada pelo site LinkedIn o que mais incomoda os brasileiros é a fofoca. Entre os brasileiros, a fofoca em excesso foi apontada como o comportamento mais incômodo no ambiente de trabalho: 83% dos consultados citaram esse item – a média geral, considerando-se todos os entrevistados foi de 62%.

As coisas que mais nos irritam e como reagimos a elas
Quando perguntamos isso em uma pergunta aberta, descobrimos que as respostas variam muito: Barulho, pessoas interrompendo, deixar as luzes acesas e usar o telefone demais são apenas alguns dos aborrecimentos mais comuns. “Fico frustrado e saio.” “Eu viro os olhos.”

No topo da lista está o hábito de perder a noção do tempo e se atrasar para uma reunião. De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistados se irritam demasiadamente com este tipo de atitude – que, no melhor dos cenários, pode atrasar todo o resto da agenda para aquele dia.

Um dos motivos que também desmotiva os colaboradores é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem.

É importante respeitar o estilo e forma de ser dos colegas para que se crie um ambiente harmonioso e produtivo”, orienta. Falar alto e abusar do uso de palavrões e gírias são considerados hábitos deselegantes. Falar alto, por exemplo, pode prejudicar o foco e atenção dos que estão por perto.

Falar alto
Novidade: PODE FALAR SEM QUE TODA A GENTE OIÇA. Não conseguir manter o tom de voz num volume minimamente agradável ao ouvido pode ser bastante irritante. Principalmente para quem partilha um escritório pequeno. A decibéis tão elevados, a concentração no trabalho torna-se mesmo complicada.

Quando o time não se comunica, por falta de recados enviados ou mal interpretados, as decisões demoram a serem tomadas e mais problemas podem surgir, além de prejudicar o andamento da atividade. A comunicação é uma ferramenta muito importante, pois através dela alcançamos a confiança e colaboração da equipe.

Veja se você reconhece algum destes comportamentos em você mesmo, ou em alguém que conhece.

  • Falta de confiança em você mesmo.
  • Falta de um sistema de apoio.
  • Medo do fracasso, de dar errado.
  • Medo do sucesso.
  • Falta de organização e planejamento.
  • Falta de uma estratégia eficiente claramente definida.
  • Falhar em agir.

A falta de feedback (12%) e de reconhecimento (12%) também incomodam os consultados.
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Veja os 5 principais motivos de insatisfação:

  • Gestão mal estruturada e sem planejamento.
  • Falta de feedback.
  • Falta de reconhecimento.
  • Áreas de suporte pouco ágeis ou de baixa performance.
  • Burocracia.

Quando uma pessoa sofre de ansiedade, é comum que ela se estresse de maneira desproporcional, ou seja, pequenos problemas do dia a dia a deixam extremamente irritada. Não só isso, a irritação com algo de pouca importância vai muito além daquele momento; dura às vezes o dia inteiro e ainda torna difícil dormir.

Do verbo irritar. 1. Ficar nervoso ou com raiva.

Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos. Carl Jung Memórias, sonhos, reflexões (1961).

Uma das principais queixas é o atraso em reuniões, citado como o hábito mais irritante por 65% dos gestores. Outro hábito pouco agradável é enviar um e-mail em vez de falar diretamente com a pessoa, quando ela está próxima ao funcionário.

As razões do desânimo do funcionário para com seu trabalho podem ser várias, mas, em geral, dizem respeito: 1) aos seus objetivos profissionais e pessoais não estarem sendo alcançados através da empresa; e 2) às preocupações do colaborador com o grupo familiar não estarem sendo consideradas pela organização.

A comunicação restrita e a falta de clareza no repasse de informações são bastante prejudiciais às empresas. Além de gerarem conflitos de interesses, essas falhas podem culminar em problemas na execução dos afazeres, prejudicando tanto o trabalho dos colaboradores quanto a produtividade do negócio.

Um ambiente de trabalho tóxico é aquele cujas ações, comportamentos, regras e rotinas da empresa comprometem a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais, impactando no desempenho das suas funções, na sua produtividade, e nos seus relacionamentos interpessoais.

Fofocas e conversas a respeito dos colegas
Considerada uma das piores atitudes no meio corporativo, reclamar e falar mal de terceiros atrapalha o serviço dos colegas, além de expor tanto quem é vítima quanto quem provoca a fofoca. Pessoas com essa atitude podem facilmente ser vista como alguém nada confiável.

Como não se deixar abalar por pessoas chatas no trabalho

  1. Saiba o que incomoda. A primeira coisa a fazer é uma análise profunda sobre o que mais o incomoda naquela pessoa. ...
  2. Não compartilhe defeitos. ...
  3. Não forneça muita informação sobre você ...
  4. Preserve seu (bom) humor.

Pessoas que se irritam facilmente têm o que os psicólogos chamam de baixa tolerância à frustração, o que significa que elas sentem que não merecem se frustrar ou se aborrecer. Esses indivíduos ficam enfurecidos se a situação parece de alguma forma injusta: por exemplo, quando são corrigidas por um pequeno erro.

Confiança
Esse é o ponto mais difícil quando se fala em trabalho em equipe. Estamos falando que teremos um grupo de pessoas, tarefas serão distribuídas e você terá que confiar que o seu colega irá entregar um trabalho tão bom quanto se você mesmo o fizesse.