O que mais prejudica as cordas vocais?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

Outros alimentos prejudiciais são as bebidas alcoólicas que irritam a laringe, balas e pastilhas provocam esforço vocal, bebidas gasosas favorecem a distensão gástrica alterando a produção vocal e leite e derivados aumentam a secreção de muco dificultando a vibração das pregas vocais (FONTES; OLIVEIRA, 2016).

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

O que fazer para recuperar a voz? Beba bastante água – a água vai cair na corrente sanguínea e chegar nas cordas vocais 30 minutos depois. Faça repouso vocal por dois ou três dias – poupar a voz, ficar sem falar, é fundamental para recuperar a voz.

Hidratar a voz.
Beba água ao longo do dia e mantenha sempre uma garrafa por perto durante as aulas e ensaios. Um gole ou dois enquanto você está aquecendo não são suficientes - suas pregas vocais funcionam melhor quando estão bem lubrificadas, o que significa manter todo o corpo hidratado constantemente.

Faça uma alimentação saudável. Muitos alimentos têm um grande conteúdo de água como o melão, melancia, uvas, peras e maçãs contribuindo para a lubrificação das cordas vocais. Evite alimentos ácidos.

As lesões das cordas vocais manifestam-se geralmente com rouquidão, alteração do timbre vocal, interrupções frequentes de sons, fadiga vocal e redução na gama de sons. Associa-se por vezes tosse seca, pigarro e cansaço.

Como saber se tenho uma inflamação nas cordas vocais? Como mencionado, a manifestação mais aparente é a rouquidão. Mas, além dela, essa inflamação também pode provocar desconforto ao falar, dificuldade em produzir sons e o acúmulo de fluido ou muco.

Maçã Apesar de não ser considerada parte do grupo das frutas cítricas, a maçã é também rica em vitamina C. Por isso, seu consumo também é recomendado como forma de beneficiar o funcionamento das cordas vocais e, consequentemente, da voz. Além disso, possui ação adstringente, portanto, ajuda a “limpar” a garganta.

Apresentar resfriado, sinusite, bronquite ou outra infecção respiratória. Exposição a substâncias inalantes que podem irritar as cordas vocais. Ingestão de bebida alcoólica em excesso. Utilizar a voz de maneira excessiva: falar demais ou muito alto, gritar ou cantar.

O que é bom para rouquidão

  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

Gargarejar com água morna também faz bem para a voz. O movimento que o gargarejo faz nas cordas vocais tem efeito de drenagem e a temperatura da água auxilia no relaxamento da musculatura.

São eles:

  • gengibre;
  • mel;
  • alho;
  • hortelã;
  • limão.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  • Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  • Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  • Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  • Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

– evite gritar e dar gargalhadas exageradas; – evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente; – evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas; – cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente.

A maioria das laringites é aguda e autolimitada, com duração menor que 3 semanas.

A laringoscopia é uma ferramenta útil no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais localizadas na cavidade oral, oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e cordas vocais.

Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe.

Otorrinolaringologista

Na consulta, o Otorrinolaringologista buscará o motivo da Disfonia e, a partir disso, indicará o melhor tratamento, sendo a Cirurgia de Laringe e a fonoterapia opções viáveis, entre outros tratamentos.

É sim. A maçã ajuda na hora de soltar a voz porque ela funciona como uma "limpadora natural" da boca e da faringe. Ao ser engolida, ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, o tubo no início do pescoço onde a voz é produzida.