O que mais produz no Mato Grosso?

Perguntado por: lmatamaria . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O Estado é o maior produtor nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, com 67,5 milhões de toneladas (Conab, 2019), o que corresponde a 28% de toda a produção brasileira. Juntos, a soja, com 32,4 milhões de toneladas, e o milho, com 31,3 milhões de toneladas, respondem por mais de 90% desse total da produção.

Mato Grosso é destaque mundial na agricultura, especialmente em produção de soja, algodão e milho. Mas o cultivo dos pulses e culturas especiais está crescendo no estado e abrindo um leque de novas possibilidades de mercado para os produtores rurais.

As maiores contribuições para o resultado do estado vieram da soja, milho, algodão e da carne bovina.

A economia do Mato Grosso tem como destaque a agropecuária, mas o setor industrial, de comércio e o turismo também merecem atenção. Localizado na Região Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso possui extensão territorial de 903.329,700 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior do Brasil.

Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil, com 26,9% do total produzido em 2020 (33,0 milhões de toneladas), e o 3º maior produtor de feijão, com 10,5% da produção brasileira. Na cana-de-açúcar, o Mato Grosso está em 6º lugar no Brasil, com 16 milhões de toneladas colhidas em 2019/20.

Cerrado. Uma vegetação riquíssima com uma biodiversidade gigante, o Cerrado é o principal bioma do Centro-Oeste brasileiro. Já foi retratado nos livros de Guimarães Rosa e outros poetas e é considerada a Savana brasileira. Em Mato Grosso, o cerrado cobre 38,29% de todo o território.

São vários os fatores para o aumento da produção de soja em Mato Grosso. Entre eles estão o crescimento de áreas agricultáveis em cima de área de pastagem degradada, emprego de tecnologia e a produtividade por hectare, que nesta safra 2022/23 conta com uma previsão média de 61,59 sacas por hectare.

A colheita da safra 2022/23 avançou na variação semanal 6,70 pontos percentuais. Ao se comparar com o ciclo passado está “levemente” atrás dos 96,76% colhidos nesta época em 2022. Já a média dos últimos cinco anos para a soja neste período é de 90,29%.

Biomas: Mato Grosso é um estado privilegiado em termos de biodiversidade. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Uma vegetação riquíssima com uma biodiversidade gigante, o Cerrado é o principal bioma do Centro-Oeste brasileiro.

Por outro lado, o município de Barão de Melgaço tem a menor renda média de Mato Grosso, com 201 reais. Para se ter uma ideia do abismo da desigualdade, a renda dos moradores de Barão é 13 vezes menor do que a de Primavera.

Os empresários Otaviano Pivetta (PDT), Blairo Maggi (PR) e Mauro Mendes (PSB) são os mais ricos dos 410 candidatos nas eleições gerais deste ano no Estado.

O norte de Mato Grosso é coberto pela exuberante Floresta Amazônica, com árvores que chegam a mais de 50 m de altura. Berço da biodiversidade que encanta turistas e cientistas do mundo inteiro, a região possui uma das maiores concentrações de matéria viva por m² do planeta.

Adensamento de edificações e falta de árvores são responsáveis. Claro que Cuiabá é quente.

No entanto, em Mato Grosso, temos o falar cuiabano, talvez o sotaque mais marcado da língua portuguesa. Com expressões próprias como “vôte” e “sem-graceira” esse falar se mistura com uma entonação diferente, como a desnasalização no final de algumas palavras.

Quatro dos cinco maiores produtores do país são de Mato Grosso. Todos possuem mais de 100 mil hectares cultivados, quesito que foi usado no ranking, que é liderado pelo grupo Bom Futuro, de Eraí Maggi, empresário conhecido nacionalmente como "Rei da Soja".

Olacyr de Moraes

Olacyr de Moraes tinha recém introduzido o algodão no Mato Grosso. "Ele via o algodão como alternativa para dar sustentabilidade à soja, uma opção de rotação de cultura.

Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juara, Juína e Alta Floresta lideram o ranking de municípios mato-grossenses com maior quantidade de animais. Juntos, eles cinco concentram 5,1 milhões de bovinos.

Os municípios de Jataí (GO) e Sorriso (MT) são os maiores produtores brasileiros, respectivamente, de milho e soja.

Soja em números (safra 2021/22)

  • Soja no mundo. Produção: 355,588 milhões de toneladas. ...
  • Soja no Brasil. Produção: 123.829,5 milhões de toneladas. ...
  • Soja nos EUA. Produção: 121,528 milhões de toneladas. ...
  • Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja) Produção: 39.961,1 milhões de toneladas. ...
  • Paraná ...
  • Rio Grande do Sul. ...
  • Goiás.

Os maiores produtores de milho brasileiros são (na ordem): Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, que deverá superar Goiás, na atual safra, e Minas Gerais. A produção do Mato Grosso é superior, inclusive, à das demais regiões do País, se consideradas isoladamente.

Com 11 usinas de álcool e açúcar instaladas e em operação, Mato Grosso tem 80% da produção voltada ao atendimento da demanda do mercado externo, sendo os estados da região Sudeste os maiores compradores.