O que Martin Luther King fala?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O discurso foi intitulado “Eu tenho um sonho” e nele Luther King expressou o seu anseio: o desejo de que todos os americanos fossem julgados não pela cor da pele, mas pelas suas ações, pelo seu caráter. Pouco tempo depois dessa manifestação e desse discurso, o Congresso aprovou os direitos civis para os negros.

Martin Luther King lutou para que os negros tivessem os mesmos direitos civis dos brancos. Fez isso nos Estados Unidos da América, mas se tornou um ícone mundial. Desde jovem, notou que em todo o território, principalmente nos estados do Sul, a segregação social e racial era uma realidade a ser enfrentada.

Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.

King nunca quis menos do que um mundo melhor, onde não existisse racismo nem pobreza, onde os negros tivessem os mesmos direitos que os brancos, pudessem ter uma casa, salários dignos e frequentar escolas decentes.

I've been to the mountaintop

Haveria de ser o seu último discurso. “I've been to the mountaintop” – em português, “Estive no topo da montanha” – foi um grito, uma ode à liberdade de protestos não violentos, de boicotes, de uma resistência ao racismo que se fez sempre pacifista e que já lhe tinha valido o Nobel da Paz em 1964.

Martin Luther King
“Imaginemos que o Enem proponha o tema 'A persistência do racismo na sociedade brasileira'. O candidato poderia introduzir a redação mais ou menos da seguinte forma: 'O ativista Martin Luther King dizia sonhar com o dia em que seus filhos fossem julgados por sua personalidade e não pela cor da pele.

“Mesmo que algo pareça difícil, nunca desista antes de tentar”. “Você é o único que entende as suas dificuldades, por isso motive se a prosseguir”. “Não é uma vida ruim, é apenas um dia ruim, lembre-se disso”. “A maior prova de que você pode fazer o impossível, é superar circunstâncias difíceis”.

celebra a vida e o legado de um homem que trouxe esperança e cura para os Estados Unidos. Comemoramos também os valores que ele nos ensinou por meio de seu exemplo – os valores da coragem, verdade, justiça, compaixão, dignidade, humildade e serviço que definiam tão bem o caráter e empoderavam a liderança do Dr.

Uma rápida sinopse do discurso "Eu tenho um sonho"
King usa a metáfora de um cheque sem fundo para descrever como a América maltratou os afro-americanos, apesar das palavras na Constituição e na Declaração de Independência dos EUA que garantem a todas as pessoas os direitos à vida, à liberdade e à busca da felicidade.

São Paulo – Em 28 de agosto de 1963, o pastor e líder do movimento contra a segregação racial nos Estados Unidos Martin Luther King discursou sobre seu sonho de uma América (e um mundo) com igualdade entre negros e brancos.

"Eu tenho um sonho": há 55 anos, Martin Luther King proferia discurso histórico.

O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis.

Sua dedicação inabalável pela luta dos direitos civis inspira as pessoas a serem valentes, verdadeiras e otimistas de que as circunstâncias, seres humanos e países podem mudar para melhor. Martin Luther King tomou a liderança do movimentos pelos direitos civis sabendo que haveria violência e resistência.

Frases Inspiradores e Motivadores

  • “A sua vida e o seu mundo mudam quando você muda”.
  • “Seja a mudança que quer ver no mundo”.
  • “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”.
  • “Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.

Martin Luther King Jr. foi um grande líder pacifista. Lutou incessantemente pelos princípios de liberdade e igualdade, e pelos direitos civis na América. Pelo combate pacífico contra o preconceito racial, ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

O objetivo de King era fortalecer os direitos dos negros e chamar atenção para os problemas cotidianos por eles enfrentados. Com seu discurso e suas ideias, King inspirou as pessoas, estimulando-as a imaginar uma coexistência mais justa entre negros e brancos. Ele próprio vivenciou a segregação racial desde cedo.

Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.

Segundo o médico, o sonho auxilia o ser humano a resolver problemas e desejos reprimidos de momentos em que ele está acordado. Esse foi o passo inicial para que surgissem diversas outras teorias relacionadas à importância do sonho.