O que mostra a Coluna de Trajano?

Perguntado por: ateles8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Com 38 metros de altura, talhada em mármore e dotada de um friso em espiral esculpido com 155 cenas, a Coluna de Trajano é um diário de guerra que permanece sobre Roma, a história do triunfo de uma das guerras para a solidificação do Império Romano.

A Coluna ergue-se sobre um embasamento (onde se encontram depositadas as cinzas do Imperador), ao qual se segue um pelinto decorado com louros, depois um fuste e o capitel numa altura total de 38 metros. Construida com 20 blocos de mármore, cada um pesando 40 toneladas e um diâmetro de cerca de 4 metros.

Trajano (52-117) foi um imperador romano, o primeiro nascido fora da península itálica. Durante seu reinado, o imperador construiu o Fórum de Trajano, organizou bibliotecas, abriu portos e permitiu a perseguição aos cristãos.

A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões.

A civilização romana antiga contribuiu para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, tecnologia e arquitetura, tendo deixado um legado muito importante para a humanidade. O alfabeto romano é o sistema de escrita mais usado no mundo, tendo sido utilizado pelos romanos a partir do século VII a.

Sucedeu-lhe Adriano, seu sobrinho e protegido. Região do Médio Oriente situada entre os rios Tigre e Eufrates, na Ásia Ocidental.

O Segundo Reinado corresponde ao período de 23 de julho de 1840 a 15 de novembro de 1889, quando o Brasil esteve sob reinado de D. Pedro II (1825-1891). Foi caracterizado como uma época de relativa paz entre as províncias brasileiras, a abolição gradual da escravidão e a Guerra do Paraguai (1864-1870).

O Alto Império recebe esse nome pois foi o período de crescimento e conquistas do Império Romano. O imperador - apoiado pelo Senado, que teve seu poder reduzido - controlava as decisões em todos os setores. Foi durante o Alto Império que novos territórios foram conquistados e a área de domínio do Império cresceu muito.

Como governador da Germânia Superior durante o reinado de Nerva, Trajano recebeu o impressionante título de Germânico por sua habilidosa administração e governo da volátil província imperial. Quando Nerva morreu em 28 de janeiro de 98, Trajano assumiu o cargo de imperador sem nenhum incidente externo adverso.

Trajano (98-117) realizou as últimas conquistas do Império, incorporando a Dácia (atual Romênia), a Armênia e a Mesopotâmia. A partir daí tratava-se apenas de consolidar os domínios do Império.

Trajano de Moraes é um município da unidade federativa Rio de Janeiro.

entre 98 e 117

Durante grande parte dela, Roma reviveu os tempos de prosperidade e bonança, com destaque para o imperador Trajano, que governou o império entre 98 e 117.

Augusto

Augusto, o primeiro imperador de Roma era o sobrinho de Júlio César, além de ser seu filho adotado, portanto, seu herdeiro. O imperador que o substituiu foi Tibério (governou de 14 a 37), que foi filho adotivo de Augusto.

Marco Coceio Nerva (em latim: Marcus Cocceius Nerva; 8 de novembro de 30 – 27 de janeiro de 98) foi imperador romano de 96 até a sua morte em 98. Este reputado senador esteve ao serviço do Império durante os reinados de Nero, Vespasiano, Tito e Domiciano.

Continuar lendo Quem é Luciana Trajano?