Qual exame mostra má circulação?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

O ecodoppler é um exame simples, realizado através de ultrassons. Ele permite avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo. Ou seja, por meio dele é possível analisar a presença de coágulos, oclusões e aneurismas, o funcionamento de válvulas, o estreitamento de artérias e mais.

A má circulação nas extremidades, como pés e pernas, é o tipo mais grave da situação e é utilizada para se referir a diversos sintomas, como dor, sensação de peso, cansaço e formigamento, entre outras sensações.

Teste de dímero-D.
Este teste mede uma substância no sangue que é liberada quando um coágulo de sangue se dissolve. Se o teste mostrar altos níveis da substância, você pode ter um coágulo de sangue na veia profunda. Se o seu teste é normal e você tem poucos fatores de risco, a TVP não é provável.

A principal causa da má circulação é a doença arterial periférica (DAP), resultado do estreitamento das artérias por placas ateromatosas. Estas são formadas pelo depósito de colesterol, proteínas, cálcio e substâncias inflamatórias na parede dos vasos sanguíneos. Esse processo recebe o nome de aterosclerose.

O que fazer para melhorar a circulação sanguínea?

  1. Fazer atividades físicas regulares.
  2. Usar meias de compressão elásticas.
  3. Não ficar muito tempo sentado ou de pé
  4. Ter uma dieta balanceada e evitar ingerir muito sal.
  5. Controlar a pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol no sangue.
  6. Não fumar.

Veja algumas maneiras de evitar e tratar a má circulação nas pernas:

  1. praticar exercícios físicos;
  2. ter uma alimentação balanceada;
  3. evitar ficar em pé ou sentado durante muito tempo;
  4. evitar o consumo de cigarro;
  5. utilizar meias de compressão;
  6. evitar o uso de roupas apertadas em excesso.

Praticar atividades físicas. As são grandes remédios para diversos problemas de saúde, entre eles, a má circulação sanguínea. Tais atividades como a caminhada, natação, praticar alongamentos e fazer musculação ajudam com que o sangue circule mais rápido pelo corpo.

Mas afinal, quando procurar um cirurgião vascular? Diante de sintomas como dor e inchaço nos membros, alterações na temperatura corporal, formigamento e dificuldade para caminhar, o profissional deve ser consultado. O primeiro passo é avaliar a origem dos sintomas e, a partir daí, alcançar um diagnóstico assertivo.

Enquanto a ecografia produz imagens que mostram as estruturas e a saúde de veias e artérias – dilatações, inchaços, entre outras alterações –, a função doppler age monitorando a circulação sanguínea dentro dessas estruturas.

A união entre as técnicas da tomografia e angiografia – exame que serve para conferir o estado de veias e artérias – deu origem à angiotomografia.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

Um dos exercícios mais completos para fazer o seu corpo trabalhar a favor da circulação sanguínea é a caminhada. O mais indicado são 30 minutos por dia, mas você pode ir começando aos poucos para se acostumar. Alterne os dias, comece com 15 minutos e aos poucos vai aumentando até chegar nesse ponto ideal.

6 sucos caseiros para má circulação sanguínea

  1. Suco de laranja com salsinha. Ingredientes. ...
  2. Suco de cenoura com aipo. Ingredientes. ...
  3. Suco de abacaxi com gengibre. Ingredientes. ...
  4. Suco de melancia com limão. Ingredientes. ...
  5. Maracujá com couve. Ingredientes. ...
  6. Suco de beterraba com laranja.

Sinais e sintomas de trombose

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

SINTOMAS DA TROMBOSE
Na maioria dos pacientes, a trombose aparece de forma assintomática, mas quando apresentam sintomas, os mais comuns são dor, inchaço, e rigidez da panturrilha no membro acometido. Os sinais podem variar de acordo com o vaso que a trombose acomete e a extensão da região drenada por ele.

Alguns exemplos de chás que podem ajudar a melhorar a circulação são:

  1. Chá de carqueja. ...
  2. Chá de meliloto. ...
  3. Chá de castanha-da-índia. ...
  4. Chá verde. ...
  5. Chá de ginseng. ...
  6. Chá de alecrim.

É um desconforto ou dor no quadril, glúteos, coxas, panturrilha ou pés que limita a distância para caminhar e geralmente é aliviada com o repouso por 2 a 3 minutos. Entre os pacientes com DAOP mais grave há incidência de 60% de doença coronariana.