O que muda no corpo com 8 semanas de gravidez?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Apesar de você não ter ainda a barriga aparente de grávida e só ter poucas mudanças externas no seu corpo, já aconteceram muitas transformações por dentro da barriga e com o seu bebê. Talvez você já tenha percebido outros sintomas agora, como náuseas, queimação no estômago, oscilações de humor, cansaço, sono intenso.

A barriguinha pode até já estar proeminente, mas ainda não parece ser de gravidez, pois o útero só tem o tamanho de uma laranja. Isso pode até causar certa ansiedade na mulher, por querer sentir-se logo completamente grávida, e não apenas ter as sensações que a fase provoca.

Ocorrem mal estar, desconforto e enjoos. São resultado das mudanças hormonais que caracterizam o começo da gravidez; O útero aumenta sua dimensão. No entanto, na primeira gravidez esta evidência demora mais a aparecer, visto que o crescimento da barriga é mais lento.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Nessa primeira fase da gravidez, o ultrassom transvaginal ou endovaginal é o mais comum, sendo realizado entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Para melhor avaliação, o transdutor é introduzido pela vagina da gestante, o que permite visualizar os órgãos dentro da cavidade pélvica.

No início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras mas saiba que cólicas, dores nas costas e mesmo uma dor no pé da barriga na gravidez são muito comuns. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

Podemos dizer que a barriga começa a aparecer por volta do 3º ao 5º mês, mas depende do seu tipo físico. A barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças. Os ligamentos abdominais se afrouxam pela função hormonal, e as dores do crescimento da barriga na gravidez são comuns.

Seu útero está do tamanho de uma laranja, mas provavelmente você não verá nenhuma mudança física ainda.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

Isso pode causar complicações vasculares, inchaço e, em casos extremos, até a morte da mãe. Para o bebê, a compressão do útero pode ocasionar um parto prematuro ou dificultar a sua recepção de nutrientes e oxigênio pela placenta ou cordão umbilical.

2º mês. Neste período, por conta da produção hormonal, o sistema neurológico da mãe passa por alterações. Por isso muitas mulheres reclamam de sonolência, aumento das mamas, enjôos e náuseas. A alteração no tamanho do útero provoca uma compressão na bexiga, por isso vão ao banheiro com mais frequência.

O corpo da mamãe
A barriguinha de grávida começa a aparecer e a arredondar-se, alterando a silhueta da gestante. Assim, a cintura fica menos definida e tem início um incremento de peso da ordem de 1 quilo a cada 4 semanas, em média. Também as mamas crescem de modo considerável e tornam-se bem mais sensíveis.

Com o crescimento do útero que naturalmente ocorre durante a gravidez, o ligamento redondo é estirado, causando um pouco de dor e desconforto. A dor do ligamento geralmente é descrita como uma dor aguda, geralmente aparecendo após a movimentação. Ela acomete desde a parte inferior do abdomen até a virilha.