Quantas semanas para dar positivo o teste de gravidez?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Após quantos dias o exame detecta gravidez? É recomendado aguardar 10 dias de atraso menstrual, para evitar um resultado falso. Os valores de beta HCG começam a aumentar a partir de 6 dias da fecundação.

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

A partir de que momento posso fazer o teste de gravidez? Quem tem ciclos regulares pode fazer o teste de gravidez após 5 a 7 dias de atraso. Os exames determinam a presença no sangue ou urina do hormônio Beta HCG, que é produzido em maior quantidade durante a gestação.

A ultrassonografia é capaz de detectar uma gravidez com quantas semanas? A ultrassonografia transvaginal é capaz de detectar o embrião a partir da 4ª ou 5ª semana de gravidez, o que significa que com uma ou duas semana de atraso menstrual já pode ser possível identificar uma gestação inicial em curso.

É fato que nem toda mulher com 2 semanas de gestação pode ter a certeza que está grávida, a não ser que tenha feito um teste de gravidez eficaz para a confirmação.

É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Semana da gravidez
Em mais um ciclo menstrual, o seu corpo prepara-se para uma eventual fecundação: um dos seus óvulos amadurece e é lançado no tubo uterino que liga o ovário ao útero. O óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas. Se não for fecundado, morre e é removido na menstruação seguinte.

Durante a 3ª semana, embora ainda não existam muitos sintomas nesta fase da gravidez, é normal a mulher começar a sentir mais inchada, emotiva e com alguns enjoos que acontecem devido às alterações hormonais que estão acontecendo e, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ

  • Crescimento da frequência urinária;
  • Mudanças de humor;
  • Cansaço e sonolência;
  • Cólica;
  • Dor nas costas ou no corpo;
  • Náuseas ou vômitos, principalmente durante o período da manhã;
  • Retenção de líquido;
  • Mamas mais sensíveis.

Sim, é perfeitamente normal e até esperado haver cólicas durante a gravidez. No primeiro trimestre, a dor costuma ter origem no início do crescimento do útero e nas alterações hormonais. A dor abdominal é um sintoma que pode surgir no primeiro, segundo ou terceiro trimestre de gravidez.

Caso ainda desconfie, faça o exame de sangue – sendo negativo com mais de uma semana de atraso da menstruação, então certamente você não está esperando bebê. Porém, é importante saber o seu período de ovulação, pois, nos casos de ovulação tardia, exames podem não identificar tão logo a gravidez.

Pode ser gravidez, pode ser alguma doença ou mesmo apenas uma desordem hormonal, o ideal é passar em uma consulta de avaliação com um médico de família ou ginecologista. É importante avaliar detalhadamente a causa da ausência de menstruação (amenorreia) e, se necessário, realizar exames para descobrir a causa.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.