O que não falta ou o que não faltam?

Perguntado por: udomingues3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A resposta correta é: faltam. O verbo concorda com o sujeito. Logo, se o sujeito está no plural (10 dias), então o verbo "faltar" deve concordar no plural (faltam).

As duas formas são corretas.

1. Não haver (o que é preciso); haver falta (de alguma coisa). 2. Ser preciso.

Significado de Faltam
O mesmo que: precisam, carecem, necessitam, morrem.

1 necessidades, carência, dificuldades, insuficiências, deficiências, ausências, escassezes, exiguidades, privações, carestias, mínguas, parcimônias, pouquidades, desprovimentos, espaços, entrelinhas, janelas, lacunas, omissões, hiatos, claros, vazios, vãos, vácuos, brancos.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Vamos tirar essa dúvida! O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

“Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Ambas. Com o ser, quase sempre as duas construções estão corretas. Há apenas três casos em que ele é durão.

duas ALUNAS para fazer este trabalho. / PODEM FALTAR (e não pode faltar...) algumas AULAS para o término deste curso. / PODEM ACONTECER (e não pode acontecer...) alguns IMPREVISTOS durante a cirurgia.

Faltem vem do verbo faltar. O mesmo que: precisem, careçam, necessitem, morram.

Faltaram é a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo. Eles nunca faltaram a uma reunião. Tenente, uma dezena de homens faltaram à chamada. Faltarão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

As duas formas estão corretas.
O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical.

1 insignificante, irrelevante, desimportante, desprezível, desinteressante, descartável, trivial, sem relevância, sem destaque, sem interesse.