O que não pode faltar no plano de contas?

Perguntado por: lcosta5 . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
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Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado. Cada um desses quatro grandes grupos possui subdivisões.

Os 4 grupos principais do plano de contas contábil

  • Ativos — recursos e bens em posse da empresa, como caixa, conta bancária e bens móveis;
  • Passivos — obrigações da empresa como contas a pagar e impostos;
  • Receitas — compreende os lançamentos de resultado, ou seja, todo o movimento da empresa;
  • Despesas e custos;

A estrutura do plano de contas, como você já sabe, tem 5 níveis principais: Ativos, Passivos, Custos, Despesas e Receitas. Essas categorias terão, portanto, um código de identificação com apenas um numeral, como, por exemplo: Ativos. Passivos.

Como organizar um plano de contas?

  1. Organize os documentos da empresa. O controle das informações financeiras é fundamental no processo de criação do plano contábil. ...
  2. Separe os grupos. ...
  3. Crie níveis e subdivisões.

Qual é o seu objetivo? O plano de contas é uma ferramenta que reúne as despesas e as receitas (ganhos) de uma empresa. Pode ser algo simples, como uma planilha orçamentária, em que você separa as informações manualmente, descrevendo o tipo de ganho e os tipos de despesas do negócio.

O plano de contas é separado em três tipos: o gerencial, contábil e o referencial. Essa divisão foi feita para garantir mais organização de informações, que são as despesas, as receitas, os ativos e os passivos.

Para isso, a equipe de Contabilidade e Controladoria costuma elaborar o plano de contas gerencial, que nada mais é do que um arranjo diferente das contas existentes. Ou seja, o objetivo do plano gerencial é estruturar as contas de acordo com a prioridade e forma de enxergar a sua organização.

Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas.

Para poder classificar corretamente os custos e as despesas de uma empresa, você precisa identificar todas as saídas juntamente com o processo produtivo. Ou seja, fazer um levantamento de todos os setores da empresa e identificar o valor correspondente de cada área.

Se ativo circulante é tudo o que pode ser convertido em dinheiro no curto prazo, ativo não circulante é justamente o contrário: todos os bens e direitos que só podem ser transformados em dinheiro no médio ou longo prazo.

O que é o DRE? A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

As despesas operacionais se referem aos gastos essenciais para que um negócio consiga operar. Elas não estão relacionadas à produção, mas sim à manutenção do funcionamento da empresa.
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Exemplos de despesas operacionais:

  • folha de pagamento;
  • aluguel de imóvel;
  • impostos e tributos;
  • contas de água, luz e internet.

O que uma DRE deve conter
A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto. As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais.

Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: Atender às necessidades de informação da administração da empresa; Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma ...

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

O Elenco de Contas estabelece a listagem das contas contábeis a serem utilizadas pelas supervisionadas.

CMV nos relatórios de contabilidade
No relatório, o resultado o CMV deverá ser subtraído da receita líquida junto com as despesas, resultando no EBIT ou LAIR (Lucro antes do Imposto de Renda). O CMV é, portanto, uma conta de resultado, não de patrimônio, por isso não costuma aparecer no balanço patrimonial.

O balancete de verificação é um demonstrativo que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Ou seja, é um relatório financeiro no qual são apresentados todos os valores de patrimônio e de resultado, movimentações (débito e crédito) e o saldo final.

Entenda como organizar o plano de contas

  1. Ativo: contém todas as contas que representam bens ou direitos da empresa;
  2. Passivo: aqui devem ser agrupadas todas as obrigações da empresa, bem como seu patrimônio líquido;
  3. Receitas e Despesas: aqui encontram-se todas as contas de resultado.

Qual o objetivo de ter um plano de contas? Muito mais do que contribuir para o controle das finanças, o plano de contas é utilizado para padronizar todo o sistema financeiro da empresa, o que faz uma grande diferença no momento de transmitir os números referentes ao negócio para a Receita Federal, por exemplo.