O que não se pode fazer depois de doar sangue?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

» não fumar por 02 horas; » evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; » beber bastante líquido; » se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

“Uma boa noite de sono pode evitar que o indivíduo sinta mal-estar, tontura e pressão baixa após doar. O ideal é dormir, pelo menos, de 5 a 7 horas na noite anterior”, explica.

É importante evitar o consumo de alimentos gordurosos, pois podem entrar na corrente sanguínea e prejudicar a qualidade do sangue doado (se ultrapassar 10% de gordura no sangue, a bolsa coletada não chega até o hospital).

Se, após deixar o banco de sangue, você sentir mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente no chão com as pernas elevadas.

Não engorda nem emagrece. Esse é outro mito.

Não engrossa nem afina o sangue. Isso é um mito.

O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Leis que beneficiam doadores
O ato de doar sangue é tão importante que existe a Lei nº 1075/1950, que concede uma folga remunerada por ano a todo o trabalhador que doar sangue no mesmo dia. Essa é uma forma de incentivar as pessoas, e garantir que a doação seja feita de forma segura para o trabalhador.

Sim. Não há nenhum problema quanto a isso.

Entre em contato conosco pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br caso apresente: dor atrás dos olhos, dor de cabeça, diarréia, vômitos, tontura, febre, dor nas articulações ou dor muscular (mialgia) em até 15 dias após a doação.

Não, o sangue doado não é cobrado. No entanto, existe um custo para que o sangue seja colhido, (ex.: compra do material descartável), fracionamento de seus componentes (ex.: glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma, etc.) e para a realização dos exames em cada unidade coletada.

Não existe a questão de doar sangue e baixar a imunidade. A reposição dessas células de doação ocorre em 24 horas. O que o candidato à doação precisa estar é em bom estado de saúde. Não há como adquirir a doença pela doação e nem vai baixar a imunidade a ponto de potencializar ele para a infecção pelo vírus", explicou.