O que Nero fez por Roma?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Estas são algumas das características que os historiadores atribuíram a Nero — o imperador de Roma a partir do ano 54 d.C. — por quase dois mil anos. Segundo vários cronistas, o jovem líder romano mandou assassinar a mãe, Agripina, a Jovem, e suas duas esposas: Cláudia Otávia e Popeia Sabina.

Imperador Romano
Em 55, manda matar Britânico, no dia de sua emancipação. Tenta forjar a morte da mãe em um acidente de barco, mas fracassa. Em 59, manda matar a mãe e faz parecer suicídio. Em 62 manda matar Otávia e toma Popéia como amante, com quem se casa após eliminar-lhe o marido.

Nero e o incêndio de Roma
Para piorar a situação, ventos fortes arrastavam o fogo pela cidade. Outra versão famosa, é de que o imperador Nero teria ordenado o incêndio com o propósito de construir um complexo palaciano, já que o senado romano havia indeferido o pedido de desapropriação para a obra.

Nero, imperador romano entre 54 e 68 d.C. e responsável pela primeira perseguição contra os cristãos, foi acusado de ter provocado o famoso incêndio que destruiu dois terços da cidade de Roma em 18 de julho de 64 d.C. Diz-se que ele desejava, com o incêndio, reconstruir a cidade.

Odoacro

Assim, o homem tradicionalmente considerado como o último imperador do Império Romano do Ocidente é Rômulo Augusto, e aquele que costuma ser apontado como o responsável pelo fim do império é Odoacro.

Nero morreu durante uma rebelião e guerra Civil, provavelmente por suicídio. Foi sucedido por Galba, um dos líderes da rebelião, que foi sucedido por Otão e depois Vespasiano, em um período de um ano, que dá início à próxima dinastia.

Odoacro

Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.

Em apenas 14 anos de governo (entre 54 e 68), Nero perdeu o apoio do Senado, dos magistrados, da terceira mulher e até de seu preceptor, o filósofo Sêneca. Aos 30 anos, ante um golpe de estado iminente, deu cabo da própria vida com uma punhalada no pescoço. Suas as últimas palavras: Qualis artifex pereo!

Foi acusado da morte de seu irmão, sua mãe, de duas esposas, uma estando grávida, e de um grande número de opositores. Ficou conhecido também por ser responsável pelo Grande Incêndio de Roma, mas ainda hoje discute-se sobre a sua real causa.

Franky

Nero e derrotado por Franky. Nero tentou impedir Franky de resgatar Robin, mas falhou e foi perfurado através do telhado do Puffing Tom, para o carrinho onde o resto da CP9 estava.

Para o historiador Tácito, Nero foi um governante consumido pela crueldade e paranoia durante seus 14 anos de reinado, que teria terminado com o imperador pedindo para seu secretário o matar, com apenas 30 anos de idade.

Tibério (14 – 37) Calígula (37 – 41) Cláudio (41 – 54) Nero (54 – 68)

Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.

21 de abril de 753 a.C.

Marcus Licinius Crassus

Em 60 a.C., um dos homens mais poderosos de Roma era Marcus Licinius Crassus: comandante militar, respeitado orador, patrono e político. Através da utilização de sua inteligência e crueldade, ele conseguiu se tornar aquele que possuía a maior fortuna de Roma.

Imperador augusto

9) Imperador augusto
O soberano gostava de dar bons exemplos de virtude. Certa vez, ele se hospedou na casa de Vedius Pollio, um alto funcionário do governo. Durante a festa de boas-vindas, um dos escravos do anfitrião tropeçou e quebrou um copo de cristal.

Tarquínio “O Soberbo

Tarquínio “O Soberbo” passou à história como um rei assassino, que perseguiu senadores, oprimiu o povo. Apesar de toda essa antipatia, foi o rei que consegiu garantir a supremacia de Roma em relação a todos os povos inimigos.