O que o Brasil ganhou com a Guerra do Paraguai?

Perguntado por: aAvila8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

O Brasil ganhou definitivamente os territórios disputados ao norte do rio Apa, hoje parte do estado do Mato Grosso do Sul. A Argentina ganhou definitivamente a disputada Província de Misiones e todos os territórios disputados ao sul do Rio Pilcomayo que atualmente constituem a Província de Formosa.

O Brasil, a Argentina e o Uruguai perderam cerca de 120 mil soldados. Mas a verdadeira tragédia foi enfrentada pelo país que, há um século e meio, terminou derrotado no conflito com esses três países aliados: o Paraguai.

O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.

O único país que apenas lucrou com esta ação armada foi a Inglaterra, que não participou diretamente da guerra, mas conseguiu modernos mercados e o Brasil ampliou sua dívida interna e externa.

O País que mais se beneficiou com a Guerra do Paraguai foi Inglaterra. A Guerra do Paraguai ocorreu entre 1864 a 1870 e teve como principal causa a disputa pelos rios Prata, Paraná, Paraguai e Uruguai.

Resultados da Guerra do Paraguai
Com a vitória, o exército brasileiro ficou fortalecido, fato fundamental para a queda do império. O Paraguai perdeu cerca de 150 mil quilômetros quadrados do território reivindicado, além de 25% da área original.

A ofensiva paraguaia ao Brasil foi uma retaliação à invasão do território uruguaio, implementada pelo governo brasileiro em favor dos colorados e contra os blancos, aliados de Solano López.

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América Latina. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai. Ela se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870.

O Almirante Barroso se destacou especialmente na Guerra do Paraguai, enquanto Tamandaré realizou inúmeros feitos. Foi um herói de vida inteira, sendo que aos dezoito anos já se destacava nos combates. O Almirante Bittencourt conta um deles, que aconteceu nas Guerra Cisplatina.

No dia seguinte à sessão, 6 de novembro de 1866, o decreto nº 3.725 concedeu liberdade gratuita aos escravos da nação que pudessem servir na guerra.

Paulo - Parte do Pantanal pertenceu ao Paraguai - 25/05/98. Se não fosse a Guerra do Paraguai (1864-1870), embarcar para o Pantanal poderia ser uma viagem internacional -parte do atual território brasileiro, entre os rios Apa e Branco, pertencia ao chamado "país guarani".

O Uruguai só conquistou a independência do Império do Brasil graças ao movimento separatista local, que proclamou em 1828 a República Oriental do Uruguai.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

As melhores e mais conhecidas Forças Especiais do Brasil são: o Comando Anfíbios (COMANF) do corpo de Fuzileiros Navais, ministrado pela Marinha do Brasil; Forças Especiais do Exército Brasileiro, que atuam fortemente em missões no exterior; e o Batalhão de Forças Especiais do Rio de Janeiro, o BOPE.

A guerra terminou com cerca de 60 mil mortos do Brasil; o Paraguai, derrotado no conflito que iniciou ao invadir a então província de Mato Grosso, perdeu cerca de 280 mil combatentes, mais da metade da população.