Quem ganhou a guerra Esparta ou persa?

Perguntado por: rmonteiro8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Até que o último soldado espartano foi derrubado a flechadas. Os gregos, como foi retratado, foram capazes de originar um grande impacto sobre as tropas de Xerxes, matando dois de seus irmãos e abatendo extraordinariamente a força invasora persa, onde em confrontos posteriores, os persas seriam derrotados.

A batalha entre gregos e persas ocorreu na cidade de Maratona. Apesar de ter número de soldados muito superior ao dos gregos, os persas foram derrotados.

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro. Mesmo impondo a derrota aos persas, diversas cidades-Estado gregas uniram-se em torno de uma liga político-militar capitaneada por Atenas.

Somente em 490 a.C. os gregos conseguiram uma vitória sobre os persas. Após batalha conseguiram expulsar os persas em Maratona.

Durante as Guerras Médicas (ou Greco-Pérsicas), travadas contra os gregos, os persas iniciaram a ruína de sua civilização. Depois de se enfraquecerem com a derrota nas Guerras Médicas, os persas acabaram sendo subjugados pela civilização macedônica.

Estimativas mais realistas sugerem que o número de guerreiros persas na batalha não passava de 250 mil. Os espartanos e seus aliados somavam mais ou menos sete mil homens.

Leonidas de Esparta
Leonidas I foi um dos Reis de Esparta durante as guerras greco-persas e o líder consagrado de uma das unidades militares mais ferozes da História: os trezentos de Esparta. Ele é mais lembrado por sua ousadia incomparável, bem como pelo caráter destemido.

No ano de 550 a. C., o príncipe persa, Ciro, chamado de o Grande (559-529 a.C.), liderou e executou uma ação militar contra os medos. Após a vitória persa sobre os medos, Ciro foi declarado o único imperador dos povos que habitavam o planalto iraniano.

Portanto, não é de se estranhar que o exército espartano fosse considerado como o mais forte de sua época, composto por guerreiros eficientes dispostos a lutar até a morte.

Esparta atingiu seu auge no seculo 5 a.C., após derrotar Atenas na Guerra do Peloponeso. Mas este domínio teve vida curta: em 317 a.C., os espartanos caíram diante das forças da cidade de Tebas, o que marcou o início de seu declínio.

O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.

O Irã, país que se localiza no Planalto Iraniano (Oriente Médio), era chamado de Pérsia do século 6 a.C. até 1935, apesar de o nome Irã já ser utilizado pelos persas desde o século 7.

Sem dúvidas, o Império Romano é o mais famoso da História. Sua estrutura militar e administrativa possibilitou não apenas que ele fosse um dos impérios mais expansivos do mundo, mas também o fez o mais vindouro, sobrevivendo incríveis 10 séculos.

Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da Mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a se estabelecer melhor na região, abandonando o nomadismo.

Atualmente, os curdos declaram ser os atuais descendentes dos medos.

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.