O que o caboclo gosta de beber?

Perguntado por: dflores8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

São Benedito padroeiro da cachaça no sincretismo é orixá Ossain. O mistério que ronda a existência do Orixá Ossain é o que o relaciona sincreticamente com a figura católica de São Benedito, protetor dos escravos e afrodescendentes.

São Jorge: santo da Igreja; orixá Ogum na umbanda; herói da Capadócia; orixá Oxóssi, o caçador, no candomblé. Ele é um mito cultuado com a cerveja.

Venho a vós com muita fé e devoção, antes de tudo para lhe agradecer a todas as bênçãos que tenho em minha vida e a sua sempre evidente presença e proteção, mas hoje, minha companheira, preciso de sua força e de sua bravura para algo especial e urgente.

A moranga é um prato sagrado e tradicional que é oferecido no dia 02 de julho, quando se comemora na Bahia o “Dia do Caboclo”. O Caboclo é um mito que reafirma os sentimentos de nacionalidade e de identidade da Bahia.

Os Caboclos são entidades cultuadas na Umbanda que podem se apresentar como índios ou boiadeiros. Os associados aos índios têm sua origem lidada aos nativos brasileiros e seus trabalhos são associados à cura, manipulando e receitando diversos tipos de ervas, banhos e chás.

Com o passar do tempo, ocorreu a mistura das raças, dando origem ao: Caboclo: mistura de índio com europeu. Mulato: mistura de negro com europeu. Cafuzo: mistura de índio com negro.

O Cruá o Melão Caboclo é uma planta trepadeira nativa, que produz fruto gigantes (até meio metro) e deliciosos. Podem ser consumidos ao natural, ou usados no preparo de doces, sucos e geleias.

O teor alcóolico é utilizado para desintegrar energias nocivas impregnadas nas pessoas. É óbvio que os pretos-velhos, caboclos, marinheiros, baianos, Exús e todos os outros espíritos de lei que trabalham na Umbanda não bebem ou fumam porque gostam, porque eles têm algum apego a esse isso.

Bebem vinho, água de coco ou macaia, que é uma mistura de ervas. Fumam normalmente charutos ou cigarrilhas, mas alguns Boiadeiros fumam o palheiro, que é um cigarro feito de palha de milho com fumo de corda ou rolo, ou até mesmo cigarros normais. Os Caboclos são exímios na arte de curar e na limpeza espiritual.

Exu come tudo que a boca come, bebe cachaça, é um cavalheiro andante e um menino reinador. Gosta de balbúrdia, senhor dos caminhos, mensageiro dos deuses, correio dos orixás, um capeta.

Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo. Acontece quando o espírito se satisfaz por meio das emanações do encarnado, assim como um animal vampiro que se alimenta do sangue.

O ritual é conhecido: despeja-se o primeiro gole da bebida no chão e em seguida se diz “uma cachaça pro santo”. Segundo a cultura popular, a cachaça é oferecida para o santo em busca de proteção.

Outros cuidados devem ser tomados com as guias no que diz respeito ao seu uso em certas situações. Você pode usá-la para comer, beber, dormir, ir ao banheiro, tomar banho, etc. Sem problema algum, pois ela estará exercendo o papel de te ajudar, te proteger e te irradiar.