O que o cliente e para a empresa?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Os clientes são o principal pilar de uma empresa. São eles que viabilizam todas as ações dentro e fora de uma organização. Em síntese, tudo é feito para e com os clientes.

Qual a importância do cliente na tomada de decisão? Aqueles que cobrem suas reais necessidades e desejos nos levarão a ter sucesso nos negócios que estamos implementando. Fornecer experiências positivas aos consumidores nos trará lealdade do cliente e, portanto, maiores lucros.

Um dos fatores mais importantes para o cliente ao negociar com uma empresa é o comprometimento com a entrega do que foi prometido, ou seja, a satisfação com o produto ou serviço oferecido. Também é muito valorizado o atendimento ao cliente, seja antes ou na pós-venda.

O que é o valor para o cliente? O valor é a percepção que o cliente tem sobre um produto ou serviço. É a soma de certos elementos percebidos pelo consumidor no momento de compra, como qualidade, atendimento, condições, tempo investido e o próprio preço.

Para começar, a satisfação e o encantamento do cliente reduzem os custos de um negócio, aumentam as vendas e melhoram a reputação da marca.

Clientes satisfeitos atraem novos clientes
Prestar um atendimento de qualidade é mais barato que o processo de prospecção de novos. Além de as pessoas fiéis ao seu negócio serem um complemento do marketing. O grande diferencial do boca a boca é: vem sempre com uma carga de confiança.

Conhecer os seus clientes é a melhor forma de aproximá-los da marca. Afinal, é este conhecimento que garante a você saber exatamente o que falar para conquistar o seu público-alvo. Ele também é importante para que você saiba de que maneira os seus clientes preferem ser abordados.

A satisfação dos clientes é um dos principais fatores que separam empresas bem sucedidas daquelas que fracassam no meio do caminho. Satisfazer aqueles que compram seus produtos e serviços, proporcionando a eles uma experiência positiva, é essencial para que o seu modelo de negócio sobreviva e ganhe competitividade.

Quando é que o cliente tem sempre razão? Em primeiro lugar, o cliente tem sempre razão quando ele se ampara nas leis que garantem os seus direitos enquanto comprador. Nesse caso, a empresa precisa atender tudo o que estiver previsto na legislação.

Na economia, o termo utilidade se refere à felicidade, benefício ou valor que um consumidor obtém a partir de um bem ou serviço. Em outras palavras, os consumidores não se contentam nem se satisfazem com o "bom o suficiente". Essa felicidade ou satisfação é medida em uma unidade chamada de unidade de utilidade.

A importância de ter clientes satisfeitos
Tão importante quanto captar novos compradores, é garantir a satisfação dos atuais. Afinal, clientes fidelizados são responsáveis pela maior parte da renda da companhia e ainda podem ser um excelente — e mais barato — canal de divulgação com o famoso marketing boca a boca.

83% dos funcionários valorizam bem-estar tanto quanto o salário.

As expectativas dos clientes têm dois níveis: o desejado e o suficiente. O desejado é o serviço que eles esperam obter. O suficiente é o serviço que consideram aceitável receber. Os clientes querem ter um relacionamento humanizado e contínuo com as marcas.

O que importa para o cliente é muito simples. Ele só quer receber aquilo que compra, com respeito, dignidade, transparência e sem stress. Para o consumidor, o futuro será melhor e mais transparente. Para as empresas e, principalmente, o setor varejista, muita coisa precisa mudar, e rápido.

O valor para o cliente está na forma em que o produto é oferecido, que de acordo com Philip Kotler, grande nome do Marketing, está relacionado com a criação de razões genuínas para que o consumidor opte pela compra de um produto ou serviço.

7 dicas para gerar valor para a sua empresa

  • 1- Conheça sua marca e o lugar dela no mercado.
  • 2) Ofereça a melhor experiência sempre.
  • 3) Aposte no marketing estratégico.
  • 4) Mantenha-se nas redes sociais.
  • 5) Conheça seu consumidor.
  • 6) Entenda o universo da sua marca.
  • Seja inovador.

A criação de valor é um dos passos mais importantes para empresas que desejam se diferenciar no mercado competitivo. Ser uma aliada de seu público e, acima disso, poder ofertar aquilo que ele tem como necessidade e até mesmo superar as expectativas do mesmo é uma grande etapa de posicionar a sua marca como solução.