O que o cordeiro representa?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

Cordeiro. Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

O cordeiro significa o próprio Jesus Cristo, que se sacrificou pela humanidade com o intuito de redimir os pecados dos homens. Esse animal é mencionado muitas vezes nas sagradas escrituras como sinônimo de Jesus Cristo: “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

Com essa expressão, Jesus manifesta a João que veio ao mundo para fazer a vontade daquele que o enviou, para cumprir tudo o que Deus lhe pediu.

ovelha

O que é cordeiro? O cordeiro é o filhote da ovelha, considerada a fase mais importante na criação do animal.

Cordeiros são animais de até um ano de idade e sem dentes, que resultam em uma carne muito delicada, levemente rosada e com baixo teor de gordura. Carne de Ovelha e de Carneiro são de animais acima de 1 ano. Entre essas duas existe ainda uma diferença regional na nomenclatura!

Ele é mais do que um profeta, mais do que um mestre. Ele é realmente o Filho de Deus, divindade em forma humana. Ele se torna o "Cordeiro de Deus", como João Batista disse, "que tira o pecado do mundo!" (João 1:29).

8 E disse Abraão: Deus proverá para si um acordeiro para o holocausto, meu filho.

Terceiro: O animal não podia ter nenhuma mancha — isto é, devia ser totalmente livre de defeitos, devia ser completo, ser sadio e perfeito. Quarto: O sacrifício tinha de ser puro e digno.

A celebração da Páscoa é acompanhada de vários símbolos e tradições, como o coelho, ovos de chocolate, pão, vinho, peixe, entre outros. Tradicional celebração cristã, a Páscoa representa o dia da ressurreição de Cristo para os fiéis.

Os sinos são um importante símbolo da Páscoa. Todo domingo de Páscoa, os sinos das igrejas católicas tocam festivamente para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. Os sinos são um anúncio da vitória de Jesus contra a morte e de esperança para todos os cristãos.

12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

A Bíblia compara a Igreja com um rebanho de ovelhas. O povo escolhido é formado por ovelhas e Deus é o seu pastor. Mas esse título de ovelha não foi selecionado por acaso, pois traz verdades profundas da identidade do crente e das suas necessidades espirituais.

Os primeiros cristãos reconheceram a pessoa e a missão de Jesus como o servo, o escolhido de Deus. Nós acabamos de ouvir esta verdade através do testemunho de João durante o batismo de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”.

Assim como os israelitas, que foram protegidos da morte física ao passar o sangue do cordeiro em volta de suas portas, como podemos ser libertados da morte espiritual? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas eles devem identificar algo semelhante à seguinte doutrina: Podemos ser libertados da morte espiritual ...

Cordeiro, ou cordero, em espanhol, tem origem no latim vulgar cordarius (do latim cordus ou chodus), nascido tarde, fora do tempo ou da estação apropriada (animais ou frutos); o filhote do carneiro e da ovelha.

A ovelha é atrelada também a felicidade e a caridade. A expressão “guardar o rebanho”, para muitos cristão, está intimamente ligada ao procurar fazer o bem sem olhar a quem e pensar e dar prioridade para o que nos faz feliz!

Muitas pessoas se confundem ao chamar de ovelha todos os outros animais da mesma espécie. Porém, ovelha são somente as fêmeas adultas. Já os machos são chamados de carneiros, e a cria deles são os cordeiros.

A rejeição entre os animais acontece por uma questão de sobrevivência, ou seja, se sua ovelha não pariu bem em função de uma baixa condição corporal, subnutrição ou qualquer outro fator que a impossibilite de sobreviver e conciliar a sua sobrevivência com produção de leite, ela não cuidará do seu cordeiro.

Não é com passividade, mas com prudência e determinação que age uma ovelha de Jesus. Ela trabalha, corre atrás, luta, faz a sua parte, previne-se, não se expõe ao mal nem ao perigo. Uma ovelha de Jesus pensa, raciocina, medita e confia na graça de Deus, mas nunca deixa de fazer a sua parte.

O ponto do carré de cordeiro é quando está dourado por fora mas vermelhinho por dentro, porém sem sangue escorrendo. Nesse momento retire e deixe repousar por 10-15 minutos antes de cortar.