Qual a diferença entre cordeiro e ovelha na Bíblia?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A ovelha é a fêmea do carneiro, o filhote se chama cordeiro. É conhecida como dócil, mansa, tratável, obediente e indefesa. Ovelha, Carneiro e Cordeiro, são usados na Bíblia para traduzir o símbolo mansidão e submissão.

Na cristandade, o carneiro é também uma manifestação do cordeiro de Deus, que livra os homens dos pecados. A simbologia do carneiro, associada ao fogo criador, à fertilidade e à imortalidade, é encontrada nas culturas tanto da Europa e da África, como na Índia e na China.

Nós, que fomos incumbidos de guardar o precioso rebanho do Senhor, devemos estar com os cordeiros quando precisarem de nós.

1. Cria da ovelha, ainda nova e tenra. 3. [Figurado] Pessoa mansa e inocente.

Chama-se de carne de cordeiro a carne dos ovinos jovens e carne de carneiro a dos ovinos adultos. Como uma rica fonte de vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade, o cordeiro vem a ser um excelente componente de uma dieta saudável.

O cordeiro é caracterizado pelo seu corpo de caráter robusto e conta com uma cabeça arredondada; além disso, suas orelhas são menores que as do cabritos. Pelo fato de os cordeiros serem de maior porte e com ossos mais largos, os corte da carne é feito em maior proporção.

A principal diferença entre o carneiro e o cordeiro é que o carneiro é um animal adulto, já o cordeiro é jovem, com no máximo um ano. Quando o objetivo da ovinocultura é o corte, a preferência é para o cordeiro.

Já nos ovinos, o macho é o carneiro, a fêmea é a ovelha e o cordeiro é o filhote.

8 E disse Abraão: Deus proverá para si um acordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos. 9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar, e apôs em ordem a lenha, e amarrou seu filho Isaque, e deitou-o sobre o baltar em cima da lenha.

12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

Naquele tempo: 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

6 As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; e as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, sem haver quem as busque.

Ele disse: “Apascenta os meus cordeiros e as minhas ovelhas. Ajudem-nos a sobreviver a este mundo, mantendo-os próximos a vocês. Conduzindo-os ao lugar seguro — à segurança das decisões corretas que os prepararão para a vida eterna”.

1 agno, anho, carneiro, borrego.

Kebes, «cordeiro».
Palavra hebraica que figura por cento e quatro vezes. Por exemplo, Êxo.

Cordeiro, ou cordero, em espanhol, tem origem no latim vulgar cordarius (do latim cordus ou chodus), nascido tarde, fora do tempo ou da estação apropriada (animais ou frutos); o filhote do carneiro e da ovelha.

É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro. Criado em cativeiro em todos os continentes, a ovelha foi domesticada na Idade do Bronze a partir do muflão (Ovis orientalis), que vive actualmente nas montanhas da Turquia e Iraque.

Os filhos do bode e da cabra são os cordeiros/cabritos e os filhos da ovelha com o carneiro são os borregos.

As ovelhas têm visão periférica, elas enxergam mais o que está ao redor do que o que está na frente. O campo de visão dos ovinos gira em torno de 300 graus, para que eles consigam enxergar a presença de outros animais pelas costas e laterais.

Características das ovelhas
As ovelhas são mamíferos quadrúpedes e herbívoros, fazendo parte da ordem Artiodactyla e da família Bovidae. Suas patas terminam em cascos, garantindo uma boa movimentação para alimentar-se. Vale destacar que elas são, na maioria das vezes, domesticadas.