O que o excesso de conservantes pode causar?

Perguntado por: ocamilo6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Quando consumidos em excesso, esses aditivos podem causar alergias, doenças cardiovasculares, além de doenças no intestino, problemas gástricos e até doenças mais graves como câncer.

Esses micro-organismos se desenvolveriam porque o alimento é rico em nutrientes. Daí vão causar ou a perda de alimento (e o alimento vai estragar) ou a produção de toxinas que podem causar mal à saúde pública”, explica a engenheira de alimentos Heloísa Garcia.

O consumo de alimentos processados/industrializados possui efeitos negativos sobre a saúde, principalmente relacionados à doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão, diabetes mellitus tipo II, cânceres e doenças desmielinizantes.

BHT e BHA (Hidroxianisol Butilado e hidroxitolueno butilado) Trata-se de conservante utilizado para impedir a deterioração de determinadas gorduras. Se for ingerido sem qualquer controle, o processo cancerígeno pode ser acelerado ou mesmo se iniciar.

Refrigerantes e sucos industrializados de laranja e limão devem ter o cuidado redobrado, já que, além de serem feitos com as frutas, possuem mais conservantes para manter o sabor natural.

Por apresentar baixo custo, o ácido benzóico e seus sais (Na e K) constituem os conservantes mais utilizados na indústria alimentícia.

Conservantes: Acetatos (de cálcio, potássio, sódio...), ácidos (acético, ascórbico, láctico...), ascorbatos (de cálcio, sódio), benzoatos ( de cálcio, potássio, sódio), bissulfitos (potássio, sódio), BHA, BHT, TBHQ, EDTA dissódico, extratos de ervas, formaldeído, nitratos (de sódio, potássio), nitritos (potássio, sódio ...

Em geral, quanto mais processados forem, menor seu valor nutricional e maior a quantidade de substâncias nocivas à saúde. Alimentos ultraprocessados tendem a apresentar elevados índices de sódio e de açúcar, que podem causar doenças como hipertensão e diabetes.

Segundo a nutricionista da Dr. Schär, Inês Camila Alves, a única forma de se identificar a presença de conservantes no alimento é lendo a lista de ingredientes do produto, pois o fabricante tem a obrigação de mencionar todos os ingredientes usados para a fabricação do mesmo.

Maionese e outros molhos prontos; Alimentos congelados e prontos para consumo – massas, pizzas, hambúrgueres, nuggets, salsichas, etc.; Pães de forma, pães doces e produtos de panificação que possuem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar e outros aditivos químicos.

Escolher conservantes que atuem contra bactérias, fungos e leveduras, promovendo um maior prazo de validade para o alimento. A análise destes fatores além de evitar a perda de tempo e dinheiro, garante a segurança do consumidor.

Observou-se que consumo em excesso desses aditivos pode ocasionar problemas de saúde nas crianças como alergias, com a presença de urticária, angioedema, broncoespasmo e choque, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, retardo do crescimento infantil, vários tipos de câncer, descalcificação dos dentes e dos ...

O consumo excessivo por muitos anos pode ser cancerígeno, assim como os demais conservantes. Além disso, podem afetar as funções gastrointestinais, causar alergias e aumentar o nível de colesterol no sangue.

Uma forma de evitar os aditivos alimentares é consumindo alimentos orgânicos e in natura, pois eles são livres dessas substâncias. Porém, hoje já é possível encontrar produtos industrializados sem aditivos ou com aditivos naturais, como corantes à base de frutas.

Vinagre: é considerado um ótimo conservante natural, especialmente para os vegetais (pepino, repolho, cenoura, cebola etc.). Limão: tem poder bactericida e antioxidante, que se explica pelo seu elevado teor de ácido cítrico, que é cerca de 5 a 7%, independentemente do tipo do limão.

Quais são os piores alimentos para quem quer perder peso?

  • Alimentos processados e ultraprocessados.
  • Sódio.
  • Gorduras saturadas e gorduras trans.
  • Embutidos.
  • Fast foods.
  • Refeições industrializadas.
  • Doces e sobremesas.
  • Refrigerantes.

O dióxido de enxofre e seus derivados
O dióxido de enxofre e seus ácidos, são um dos conservantes usados há mais tempo para aumentar a vida útil de alimentos. São empregados como agentes inibidores de mofo, leveduras e bactérias, além de evitarem o escurecimento dos produtos.

Na conservação de salsicha, os principais agentes químicos utilizados são os nitratos e nitritos. A utilização desses aditivos em embutidos cárneos tem como principal função impedir o desenvolvimento de Clostridium botulinum, micro-organismo com grande potencial patogênico.

O leite de caixinha é um produto sem adição de conservantes, resultante dos processos de tratamento térmico e assepsia.