O que o governo Vargas fez de bom para o Brasil?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Foi um governo que sofreu forte oposição da imprensa e dos militares, com acusações de corrupção. Seu maior legado para o Brasil foi a criação de grandes estatais, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (atual BNDES) e o Banco do Nordeste, em 1952, e a Petrobrás, em 1953.

- Fundou, em 1941, a Companhia Siderúrgica Nacional. - Criou, em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce. - Criou, em 1944, o Conselho Nacional de Política Industrial e Comercial. - Em 1942 estabeleceu a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado das forças que combatiam o nazismo.

História. Entre 1937 até 1945, Vargas criou um programa chamado pelos seus adversários de populista, pois os direitos dos trabalhadores passaram a ser amparados pela lei. Foi implementada também, pela primeira vez no Brasil, uma visão dos direitos sociais das classes menos favorecidas.

Seu maior legado para o Brasil foi a criação de grandes estatais, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (atual BNDES) e o Banco do Nordeste, em 1952, e a Petrobrás, em 1953. Houve também uma tentativa de criar a Eletrobrás, companhia de eletricidade que só seria fundada em 1961, por Jânio Quadros.

Getúlio Vargas. Getúlio Dornelles Vargas, nascido na cidade de São Borja, em 19 de abril de 1882, foi um advogado e político rio-grandense que liderou a Revolução de 30 que acabou colocando um fim à República Velha e a política do "café-com-leite".

Estado Novo: ditadura de Getúlio Vargas, de 1937-1945. Governo era centralizado e autoritário. A Constituição da época ficou conhecida como “polaca” e era inspirada no fascismo italiano e polonês. Nesse período, fortaleceu-se a relação com trabalhadores, mas de maneira tutelada: aparelhando sindicatos e criando a CLT.

Nesse período, o Brasil teve um grande salto no crescimento econômico e industrial, bem como houve uma rápida urbanização. No entanto, as desigualdades sociais existentes também aumentaram.

A Consolidação das Leis Trabalhistas ocorreu durante a ditadura de Getúlio Vargas, chamada de Estado Novo. Ele se aproximou dos trabalhadores e criou a imagem de “pai dos pobres” ao ser o líder político que concedeu os direitos trabalhistas aos trabalhadores brasileiros.

o voto secreto; a criação da Justiça Eleitoral; o voto feminino; os direitos trabalhistas concedidos por Vargas para os trabalhadores urbanos da indústria.

Quais foram os pontos negativos do governo de Getúlio Vargas? Ocorreram também milhares de prisões, torturas e maus-tratos aos trabalhadores e líderes sindicais. A eliminação de pessoas não era fato raro. Pontos negativos: forte influência do Estado na vida econômica, tendências fascistas, política nacionalista.

Enquanto a carta do jogo mostra que 5 mil pessoas morreram durante o período em que Vargas ficou no poder, Dias acredita que o número de vítimas seja bem inferior.

O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades .

país livre de fortes desastres naturais; país rico em fauna e flora; possui grande disponibilidade água doce; país rico em matérias primas.