O que o índio passa na cara?

Perguntado por: rcosta9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas a partir de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Só para se ter ideia, as índias não tinham pelos pubianos. De início, imaginava-se que elas teriam nascido sem esses pelos, mas, tempos mais tarde, descobriu-se que na verdade elas os rapavam com artefatos feitos com espinha de peixe.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Existem desenhos que demonstram sentimentos, desde os mais felizes até os de revolta e indignação pelos problemas enfrentados nas aldeias. Muitas vezes significam também luto, tristeza e passagem. Outra característica representada pela arte corporal indígena são as peles de animais como jabutis, cobras, entre outros.

Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. Para cada evento há uma pintura específica: luta, caça, casamento, morte. Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios.

Cocar (tiara de índio) Adulto ou infantil.

Cocar (indígena) — adorno de cabeça usado pelas tribos indígenas da América. Laço (insígnia) — laço ou roseta usada como insígnia em uniformes militares ou civis. Insígnia de nacionalidade das aeronaves militares.

Objetos Indígenas e Seus Significados

  • Máscaras. As máscaras indígenas são comumente usadas em rituais e festividades. ...
  • Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros. ...
  • Cestos. Os cestos são confeccionados por mulheres indígenas.

Os índios não tem pelos no corpo porque fazem parte da etnia dos mongoloides, ao qual uma das principais características é a falta de pelos. Os índios brasileiros herdaram apenas esta característica dos antecedentes, os asiáticos, que também possuem pouco pelos pelo corpo.

Muita gente não sabe, mas os indianos têm uma genética muito mais Caucasiana do que Negroide ou Asiática, o que significa que a maioria da população do país asiático tem fios pouco espessos, que costumam ser lisos ou levemente ondulados e, em alguns casos mais raros, podem ser cacheados ou crespos.

Botoque ou batoque é um ornamento feito de um pedaço circular, geralmente de madeira, introduzido nas orelhas, narinas ou lábio inferior por alguns povos, como algumas tribos indígenas brasileiras e africanas.

ARCO E FLECHA É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.

Os objetos indígenas são peças feitas e usadas pelos povos originários desde muito tempo atrás. Esses itens são feitos de diversos materiais encontrados na natureza e originalmente foram criados para os mais variados fins: rituais religiosos, coleta de alimentos, proteção, enfeite corporal, entre outros.

A rede de descanso, rede de dormir, cama de rede ou maca é um utensílio doméstico de origem ameríndia, originalmente feita com cipó e lianas. Consiste numa espécie de tecido com alças.

Não se aproprie da data, em especial as escolas, para pintar o rosto ou colocar cocar em crianças e adolescentes não indígenas, como referência à cultura indígena e ao seu dia. Nós, não indígenas, jamais seremos indígenas ou estaremos os valorizando por colocar elementos dessa cultura em nossos corpos.

Para os indígenas a cor vermelha representa o fogo, a cor amarela representa o sol e o verde, a natureza.

A Arte Kusiwa é um sistema de representação gráfico próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá, que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.

Arte indígena brasileira
No Brasil, esta cultura se manifesta principalmente através da cerâmica, das máscaras e das pinturas corporais, embora também seja visível através da tecelagem, da música, da dança e da própria mitologia.

As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho vivo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco do jenipapo e o branco da tabatinga.

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.