O que o pobre mais consome?

Perguntado por: dconceicao8 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Segundo o Ipea, os preços de legumes, frutas e verduras foram os grandes vilões da inflação para os mais pobres.

Confira a seguir.

  • Açafrão.
  • Caviar.
  • Ostras.
  • Trufas brancas.
  • Presunto ibérico.
  • Carne Wagyu.
  • Café Kopi Luwak.
  • Foie gras.

Enquanto as famílias do primeiro decil de renda enfrentaram alta de 16,7% nos preços dos alimentos, as do último decil registraram alta de 10,3%. Analogamente, a inflação dos itens de habitação foi de 6,60% para os mais pobres e de 4,68% para os mais ricos.

A alimentação inadequada é uma das principais causas de morte no mundo. Além disso, também está relacionada ao desenvolvimento de doenças e problemas de saúde, como obesidade e sobrepeso, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.

Três maiores gastos foram com calçados, roupas e contas de celular. Grande maioria acha celular mais necessários que um eletrodoméstico.

O alimento menos consumido com frequência pelos brasileiros no período pesquisado foi o ovo, com total de 13,9%.

Warren Buffett
O CEO e presidente da Berkshire Hathaway, de 91 anos, adora junk food, como hambúrgueres, cachorros-quentes, Coca-Cola de cereja e McDonald's. Ele despreza vegetais e disse à CNBC em 2010: “Se alguém me dissesse que eu viveria mais um ano comendo nada além de brócolis e aspargos de agora em diante ...

1 – Leite Materno: fonte de energia, minerais e vitaminas
Surpreso? Pois esse é considerado o alimento mais completo do mundo, devido aos diversos benefícios que traz para o ser humano como base no seu desenvolvimento e até ao longo da vida.

É o que explica a professora e socióloga Ariadna Moreira:, : ”A fome é um problema causado pela desigualdade social, que desencadeia a pobreza, gerando sofrimento e afligindo a sociedade brasileira. Já a sociologia estuda os fenômenos sociais, reconhecendo-os como problemas sociais ou não”.

A fome também impacta diretamente o cotidiano de famílias, por meio do aumento da pobreza, da marginalização social, de dificuldades na escola e de deterioração da saúde. Portanto, a ausência de alimentação adequada tem repercussão direta em diferentes setores e atividades da sociedade.

Dentre suas principais causas estão a desigualdade socioeconômica e a má distribuição de renda que caracteriza a população do país, sendo essas também as maiores causas da fome em um contexto mundial.

6 dicas para comer melhor e economizar mais dinheiro

  1. 1 Cozinhe mais. ...
  2. 2 Faça listas de compras mais precisas. ...
  3. 3 Evite marcas. ...
  4. 4 Tenha um plano B e mantenha a despensa ativa. ...
  5. 5 Coma menos carne. ...
  6. 6 Vá às feiras.

Desnutrição, tontura, dor de cabeça e perda de cabelo são outros potenciais efeitos colaterais negativos associados ao consumo de muita pouca caloria”, completou a nutricionista Coleman. Além disso, o fato de perder peso muito rápido em uma dieta com restrição de calorias pode provocar o cálculo biliar.

Uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG revela que deixar de comer feijão está associado ao ganho de peso. O estudo mostrou que o grupo que não consumiu o produto teve 10% mais chances de desenvolver excesso de peso e 20% mais chances de desenvolver obesidade.

Por hábito ou pelo corre-corre dos brasileiros, muita gente acaba substituindo sucos naturais, cereais, proteínas e frutas, por refrigerantes, salgadinhos, batata frita e alimentos enlatados. Tanto que transtornos alimentares e obesidade passaram a ser um problema de saúde pública no Brasil.

O que é, o que é? Se compra para comer, mas não se come. Resposta: O prato.