O que Paulo pediu à Filemom?

Perguntado por: ivilela4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

A carta foi escrita por Paulo de próprio punho e seus propósitos por escrito eram: (1) informar a Filemon que seu escravo não apenas estava bem, mas também que havia sido salvo; (2) pedir que Filemon perdoe Onésimo e o trate como irmão; (3) pedir a Filemon hospedagem, pois Paulo esperava que logo fosse libertado.

Paulo ao escrever a Filemom, tinha o propósito de interceder em favor de Onésimo, o escravo que tinha fugido de seu senhor, Filemom. Parece que Onésimo havia furtado e causado prejuízos a Filemom. Paulo então faz uma suplica para que Filemom recebesse Onésimo de volta como um irmão em Cristo (vers. 12-16).

Uma tradição cristã defende que Onésimo tenha sido libertado por Filemom e passou a ser membro atuante nas obras da Igreja Primitiva, e, mais tarde, tenha se tornado bispo de Éfeso e acabou sendo preso, talvez na época do imperador Domiciano, morrendo apedrejado em Roma.

Onésimo: Significa "benefício", "rentável", "lucrativo". Esse nome masculino surge a partir do grego Onesimos, Onesimus, que quer dizer "benefício", "rentável", "lucrativo".

Filêmon: Significa “amante”, “aquele que ama” ou “aquele que tem amor”; “o que beija”. Filêmon é um nome de origem grega.

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

Áfia (“promotora”) provavelmente era a esposa de Filemom. Assim, a carta não foi dirigida somente para ele, mas também para sua esposa. Isso mostra que, ao contrário de outras religiões, a Bíblia também presta honras às mulheres e que – no que se refere à fé cristã – não se levam em conta as aparências.

A Epístola aos Filipenses muitas vezes é chamada de “epístola da prisão”, o que também acontece com Efésios, Colossenses e Filemom.

Perdoar outras pessoas pode ser muito difícil. Paulo escreveu aos santos de Corinto sobre perdoar um transgressor em sua comunidade. Paulo os convidou a perdoar, tanto para o bem da pessoa que está sendo perdoada quanto para seu próprio benefício.

O apóstolo Paulo ajudou a liderar a Igreja depois que Jesus morreu. Naquela época, não havia telefone nem internet. Por isso, Paulo escrevia cartas aos membros da Igreja.

O pedido do apóstolo Paulo não era em seu próprio beneficio, antes tinha por alvo Onésimo, que embora era um dos seus filhos na fé, era escravo de Filemom. Para Filemom, Onésimo era um escravo fujão, e para o apóstolo Paulo, um filho. O apóstolo declara que Onésimo é seu filho, que foi gerado em suas prisões.

Onésimo ficou muito ligado ao apóstolo Paulo, que o enviou à cidade de Colossos como evangelizador.

Paulo escreveu essa epístola “após [uma] visita de Epafras, o evangelista da Igreja em Colossos (Colossenses 1:7–8).

Onésimo era escravo de Filemon, mas fugiu, indo para Roma ajudar Paulo e também se converteu a Cristo na convivência com o apóstolo. Paulo manteve Onésimo consigo até que sua conduta demonstrasse a sinceridade de sua conversão.

Filemom era um cristão do primeiro século e proprietário de escravos que recebeu uma carta de Paulo, conforme aparece na bíblia.

O nome Filemom (grego Philemom) significa algo como “aquele que é gentil”, “afeiçoado” ou “amoroso”. É muito provável que Filemom residia na cidade de Colossos, no vale do rio Lico, próximo de Hierápolis e Laodiceia, na Ásia Menor.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

O Novo Testamento contém três cartas conhecidas como “cartas pastorais (epístolas)”: 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito.

Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.

2) – outra versão interpreta que Filemom é que era casado com Áfia e Arquipo, filho do casal. A carta diz que Filemom era amável e amoroso e que possuía notável fé (agapen kai ten pistisn – v. 5). Somos informados ainda de que sua casa se constituía num oásis, uma sinagoga/igreja (ekklesia – v.

O Amor Cristão é a nota dominante da Epístola a Filémon, um quarto de século anterior às Epístolas de João. É uma Carta particular que se tornou universal, é uma expressão do coração crente de Paulo que toca no âmago dois homens e, todavia, atinge toda a gente, homens e mulheres, de boa vontade.