O que pensar para ser feliz?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Conheça alguns hábitos que são embasados por pesquisas e que podem ajudar você a ser mais feliz no dia a dia.

  1. Agradeça. ...
  2. Reserve um tempo para passar ao ar livre e próximo à natureza. ...
  3. Faça um esforço para ser mais feliz. ...
  4. Exercite-se regularmente. ...
  5. Cuide da sua saúde. ...
  6. Pratique o bem. ...
  7. Cultive relações sociais fortes.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

5 dicas para começar bem o ano

  1. Faça uma caminhada ao ar livre ou observe as estrelas. ...
  2. Medite. ...
  3. Faça as atividades que você faz quando está feliz, mesmo que não esteja. ...
  4. Estabeleça objetivos realistas. ...
  5. Passe tempo com seus amigos. ...
  6. Seja um realista otimista. ...
  7. Exercite-se.

Brincar com uma criança; fazer um trabalho manual; se arrumar com calma diante do espelho quando se perdeu aqueles quilinhos a mais; passear com o cachorro; adotar um animal abandonado; cozinhar para quem se ama; reunir amigos; fazer um passeio; ouvir música e dançar, seja em casa ou na discoteca; estudar com vontade; ...

Dicas para superar a tristeza em momentos difíceis

  1. Pratique meditação. A meditação é uma prática muito simples, que pode ser feita em qualquer lugar. ...
  2. Escreva um diário. Nem todo mundo sabe, mas a escrita influencia diretamente a saúde mental e física. ...
  3. Faça exercícios. ...
  4. Tente ver o lado bom das coisas. ...
  5. Faça terapia.

A condição também pode estar relacionada a outros problemas psiquiátricos e neurológicos, como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química, Parkinson, estresse pós-traumático, distúrbios alimentares e demência, entre outros.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

Tipos de felicidade

  • Alegria. A alegria é um sentimento que surge rápido e que você sente no momento em que algo bom acontece. ...
  • Entusiasmo. O entusiasmo também é um sentimento rápido, apesar de durar um pouco mais que a alegria. ...
  • Gratidão. ...
  • Orgulho. ...
  • Otimismo. ...
  • Contentamento.

A maior felicidade para o ser humano é de poder viver para aquilo pelo qual estaria pronto a morrer.

Para uma pessoa, uma vida plena pode estar ligada a ser dona do próprio negócio, ter uma família com cônjuge e filhos, autoestima elevada, rotina equilibrada. Já outra, talvez prefira não ter nenhum tipo de compromisso amoroso, ter bons amigos, um emprego estável e se sentir plena assim.

A felicidade mora no coração que está em paz, que ama a todos e a tudo, que sabe perdoar e, principalmente, que aprendeu a esperar com confiança por dias melhores.

A falta de prazer pela vida tem um nome: anedonia. A maioria das pessoas em algum momento acabam perdendo o interesse por coisas que costumavam executar. No entanto, a anedonia caracteriza-se pela perda total de satisfação e prazer em realizar atividades que antes eram consideradas agradáveis.

Ter prazer é algo natural na vida das pessoas. Ele simplesmente acontece e traz uma deliciosa sensação de bem-estar. Principalmente os prazeres que Kringelbach chama de fundamentais – comer, fazer sexo e se relacionar socialmente. E eles são primordiais por razões elementares.

Como o prazer funciona é um livro fascinante sobre os nossos prazeres mais misteriosos. Paul Bloom examina a ciência por trás das atrações e dos desejos, desde os instintos animais relacionados ao sexo e à comida até o gosto intelectual e exclusivamente humano pela arte, pela música e pelas histórias.

Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se converterá em alegria”. Esse versículo mostra a preocupação de Jesus Cristo conosco, pois Ele sabia que, muitas vezes, nossa vida seria como uma roda, em que poderíamos passar dois anos bem e dois anos mal.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Aceitar as emoções, mesmo as desagradáveis, ajuda você a não escalonar ainda mais o que sente. Um exercício que pode ajudar neste momento é perceber se seus pensamentos estão dentro de um contexto de realidade, ou são apenas pensamentos. Deixe-os vir e ir embora, aprenda apenas a observar sem embarcar neles.

O que é ser feliz? A definição de felicidade é algo pessoal que pode mudar de acordo com as experiências e a sensibilidade de cada um. Normalmente, uma pessoa é definida como feliz caso ela experimente frequentes emoções positivas, como a alegria e o interesse por atividades.

Ser feliz requer coragem de rever conceitos arraigados dentro de si mesmo, de poder explorar e se permitir ao novo, deixar os julgamentos de lado e simplesmente ser e deixar o outro ser.