É normal pensar enquanto dorme?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

O cérebro reconstrói o dia a dia e usa o período da noite – enquanto dormimos de forma profunda – para separar as milhares de informações que absorvemos durante o dia e é nesta hora que ele retem apenas as memórias que julga mais úteis. O processo acontece devido a comunicação de regiões no cérebro.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Os benefícios do sono para a memória são bastante conhecidos. Mas um novo estudo sugere que também é possível aprender novas palavras enquanto se dorme. Vários estudos têm demonstrado que dormir fortalece a memória e que as palavras que aprendemos quando estamos conscientes se consolidam se ouvidas durante o sono.

Ansiedade noturna inicial
Trata-se da ansiedade caracterizada pela dificuldade para dormir, ou seja, para pegar no sono. Ela deixa a pessoa tensa e com sintomas aparentes quando decide se deitar, como palpitações e inquietações.

O devaneio excessivo é um transtorno mental relativamente novo, por isso, ainda não conta com um tratamento que seja, de fato, eficaz. No entanto, os psicólogos ponderam que esse distúrbio pode ter muitos efeitos negativos na vida de uma pessoa, a impedindo de estabelecer uma rotina normal de trabalho.

Aqui estão as três principais maneiras de treinar seu cérebro para adormecer.

  1. Seja disciplinado com horários. A melatonina é um hormônio produzido pelo corpo para regular quando você fica com sono e quando acorda. ...
  2. Não deite na cama sem sono. ...
  3. Mude sua atitude em relação ao sono.

5 conselhos para silenciar a mente e ver as coisas de maneira mais positiva

  1. 1 - Trate de esvaziar a mente por 1 minuto. ...
  2. 2 - Pare de reclamar. ...
  3. 3 - Expresse-se com criatividade. ...
  4. 4 - Faça uma lista das coisas que valem a pena. ...
  5. 5 - Faça uma caminhada ao ar livre.

Pensar demais faz mal ao cérebro. Pode-se resumir dessa forma a conclusão de uma pesquisa britânica recente, segundo a qual aqueles que perdem muito tempo filosofando sobre a vida podem acabar ficando depressivos e ter até lapsos de memória.

Trata-se de um transtorno neurológico que causa um excesso de energia, em que, além da dificuldade de atenção, a pessoa também apresenta outros sintomas, como impulsividade excessiva, desorganização e inquietude.

Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos. As pupilas se dilatam para entrar mais luminosidade, mas a visão pode ficar turva e embaçada.

Segundo a pesquisa, ouvir música antes de dormir pode aumentar as chances de se desenvolver distúrbios do sono. De acordo com a pesquisa, isso ocorre porque o cérebro continua a processar a música por vários horas mesmo já tendo adormecido.

Isso acontece porque nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não recebem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados – é por esse mesmo motivo que não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil também.

Vários estudos mostram que devemos dormir entre seis e oito horas diárias, sendo mais aconselhado de sete a oito horas, pois alguns aspectos da consolidação da memória somente acontecem após seis horas de sono. A simples redução de uma hora e meia no seu sono diário diminui em 32% seu estado de alerta durante a manhã.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Dicas para acalmar uma mente inquieta

  1. Aprenda a rotular suas emoções. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Melhore seu vocabulário emocional. Para rotular de forma eficaz as emoções, é necessário ter um vocabulário emocional funcional. ...
  3. Distraia-se. ...
  4. Faça uma reavaliação cognitiva. ...
  5. Aprenda a aceitar os acontecimentos.

Mesmo quando estamos dormindo a possibilidade existe! O ataque de pânico noturno tem a mesma duração dos ataques diurnos e apresenta sintomas físicos semelhantes: palpitações cardíacas, suor excessivo, sensação de sufocamento… E, claro, o medo.

Sim, é normal. É gostoso fantasiar, mas cuidado: a fantasia leva a pessoa a se alienar da realidade. Mas se isso acontece com frequência é importante entender o motivo de estar acontecendo. Sugiro sessões de psicoterapia.