O que perguntar na hora de contratar?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Exemplos de Perguntas Para Contratação

  1. 01 – Quais são os objetivos em sua carreira? ...
  2. 02 – Em que área profissional você tem interesse em trabalhar e a pergunta contrária dessa: em que área você não gostaria de trabalhar? ...
  3. 03 – Quem foram as últimas 5 pessoas que chefiaram você?

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

7 dicas para não errar na contratação de um funcionário

  1. Defina o perfil profissional que você procura. ...
  2. Divulgue a vaga em detalhes. ...
  3. Analise muito bem os currículos recebidos. ...
  4. Faça as perguntas certas. ...
  5. Apresente a empresa aos candidatos. ...
  6. Mantenha o processo seletivo organizado. ...
  7. Invista no fortalecimento do clima organizacional.

Enfim, o segredo para responder qual o seu diferencial durante a entrevista é mencionar como as suas habilidades ajudarão a empresa a ter sucesso, utilizar exemplos das suas experiências anteriores e destacar características suas que são únicas.

Possíveis respostas para um(a) candidato(a): “Considero que vocês devem me contratar porque sou um(a) profissional dedicado(a), disciplinado(a) e proativo(a) e tenho muita facilidade para lidar com pessoas, resolver conflitos e me comunicar de forma clara e respeitosa, tanto em português quanto em inglês.

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

Utilizar no processo de contratação de empregados a consulta a serviços de proteção ao crédito e a órgãos policiais e do Poder Judiciário não é fator de discriminação, e sim critério de seleção de pessoal que leva em conta a conduta individual.

Quantas etapas tem um processo seletivo?

  • planejamento das vagas;
  • atração de candidatos;
  • triagem de currículos;
  • seleção;
  • análises de referência (algumas empresas ainda fazem essa checagem, mas não é o caso da maioria)
  • negociação/contratação.

Dicas para contratar a pessoa certa

  1. Defina os detalhes da vaga. Esse é um passo importante, afinal quanto mais informações existirem sobre as vagas, maiores serão as chances de se contratar a pessoa certa. ...
  2. Estude o perfil dos candidatos. ...
  3. Crie um roteiro de entrevista. ...
  4. Busque informações sobre o candidato.

Uma boa forma de como conhecer o perfil do funcionário é saber qual formação profissional ele possui e o quão vasta é sua experiência.
...
Ou seja:

  1. Quais cursos ele frequentou?
  2. Ele possui especialização em qual área?
  3. Quais cargos ele já ocupou?

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

Ao perguntar “como você se vê daqui a 5 anos?”, o recrutador quer entender a sua visão de futuro profissional, se você realmente está interessado na vaga que a empresa oferece e se o investimento na sua carreira vai valer a pena financeiramente.

Diga quais sãos as coisas que você possui, que fazem você se identificar com a empresa. Você também poderá abordar a cultura, o ambiente de trabalho com as suas expectativas e relacionar as suas funções, responsabilidades e atribuições do seu cargo ao que a empresa oferece.

Uma resposta boa para a pergunta “Fale um pouco sobre você” seria mais ou menos assim: “Estou completando cinco anos de carreira na área de marketing de conteúdo e aprendi muito a meu respeito. Percebi, por exemplo, que me sinto mais realizado quando consigo criar histórias que ajudem e inspirem as pessoas.

Organize sua rotina
Uma das formas de lidar com a pressão no ambiente de trabalho é se manter sempre organizado, pois a organização vai ajudar você a não se desesperar quando for exigir algo. Ou quando os clientes entrarem em contato solicitando que você faça o atendimento das demandas deles mais rápido possível.

A resposta
Evite trazer só os pontos de salários e benefícios, porque a maior parte das empresas hoje não considera estes motivos fortes o bastante para te fazerem ficar e construir uma carreira sólida. Em vez disso, em sua resposta, foque em pontos como: o que você vê de diferente na organização.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.