O que perguntar na segunda morfológica?

Perguntado por: oguterres7 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Quais características são avaliadas no Ultrassom Morfológico do Segundo Trimestre Gestacional?

  • Monitorar o crescimento do bebê;
  • Avaliar as condições placentárias, tais como posicionamento da placenta, presença de hematomas, grau de maturidade e etc.;
  • Identificar possíveis alterações estruturais no feto;

Por exemplo: a quantidade de líquido amniótico, a posição do bebê, o tempo de gestação e até as condições do próprio aparelho ultrassom.

Já o segundo morfológico tem como principal objetivo avaliar as estruturas do bebê com bastante detalhes em busca de malformações. Por isso, é realizado com o bebê um pouco maior (20- 24 semanas) para poder avaliar com clareza os órgãos e o desenvolvimento fetal.

Na primeira morfológica, realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, o índice mais importante a ser visto é a translucência nucal (TN), parâmetro que mede o acúmulo de líquido na nuca. Se a medida estiver além do esperado, maior é o risco de a criança apresentar malformações ou síndromes, como a de Down.

Ultrassom morfológico no segundo trimestre
É recomendado fazer esse exame de gravidez entre 20 e 24 semanas de gestação.

Quais são os ultrassons mais indicados durante a gravidez?

  • Ultrassom Inicial Transvaginal. ...
  • Ultrassom morfológico de primeiro trimestre com Doppler colorido. ...
  • Ultrassom morfológico de segundo trimestre com medida de colo uterino. ...
  • Ecocardiografia fetal com Doppler colorido. ...
  • Ultrassom obstétrico com Doppler colorido.

O que é possível ver no ultrassom 4D? Mais do que ver o filho em tempo real, as imagens do ultrassom 4D são muito mais nítidas e possuem melhor qualidade, proporcionando uma experiência única para os pais. Ele possibilita, por exemplo, a visão de traços bem definidos do rosto, pés e mãos do bebê.

Quantas vezes posso fazer a ultrassonografia morfológica? Quantas quiser, pois o exame ultrassonográfico não traz risco.

Ele é um exame obrigatório? O morfológico não é um exame obrigatório, muito menos emergencial, mas é extremante aconselhável, pois permite descobrir alterações anatômicas, estabelecer plano diagnóstico e terapêutico.

O ultrassom morfológico do primeiro trimestre deve fazer parte do pré-natal de toda gestante e pode ser feito entre 11 e 14 semanas de gestação. É usado para avaliar a saúde geral do bebê e para o rastreamento de malformações fetais de maneira precoce.

Nesta etapa, o bebê deve estar medindo entre 45mm e 84mm de comprimento da cabeça à nádega e já é possível avaliar aspectos fundamentais do desenvolvimento de órgãos e sistemas corporais do feto.

No primeiro, tem índice de acerto de cerca de 70%. No segundo, quando o feto já está bem desenvolvido, com os contornos mais definidos, a confiabilidade chega a 90%, conforme o Colégio Brasileiro de Radiologia.

O morfológico pode ser feito com 26 semanas, apesar de não ser a melhor idade gestacional.

O exame morfológico de segundo trimestre deve ser realizado prioritariamente entre 20 e 24 semanas de idade gestacional pois esta é a melhor época para visualizar com o ultrassom as alterações anatômicas .

Mas sabemos que existem dois tipos: o Ultrassom Morfológico do 1° Trimestre e o Ultrassom Morfológico do 2° Trimestre. Você sabe qual a diferença entre eles? O Morfológico do 1° Trimestre deve ser realizado entre 11 a 14 semanas e é o primeiro exame que avalia o desenvolvimento do bebê.