O que pode acarretar falhas na terapia antiviral?

Perguntado por: eporto3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A falha de resposta a esquema terapêutico pode ocorrer por diferentes motivos, incluindo resistência viral prévia a um ou mais agentes, absorção gastrintestinal alterada, resistência celular, interações medicamentosas e não-adesão do paciente ao tratamento.

Os mais comuns foram náuseas, cefaleia, diarreia, tontura, dor abdominal e vômitos.

Alguns alimentos que NÃO devem fazer parte da dieta de uma pessoa soropositiva são:

  • Produtos lácteos gordurosos como leite, iogurte, manteiga, margarina e queijos;
  • Carnes gordurosas;
  • Embutidos;
  • Açúcar branco;
  • Refrigerantes;
  • Café e chás durante as refeições;
  • Bebidas alcoólicas;

O uso inadequado de antibióticos para infecções virais é uma das maiores causas do desenvolvimento de resistência bacteriana. Uma medida simples, prática e barata para prevenir a ocorrência de infecções virais é a simples higienização das mãos.

Os pacientes que apresentarem persistência da infecção, deterioração das condições clínicas ou morte foram definidos como falha terapêutica [16].

Atualmente, define-se falha virológica por carga viral plasmática detectável após 6 (seis) meses do início ou alteração do tratamento antirretroviral, ou ainda, pela detecção da carga viral nos pacientes que a mantinham indetectável na vigência de tratamento.

A melhor maneira de avaliar o sucesso do tra- tamento é a obtenção de resposta virológica sustentada (RVS), a qual equivale a cura da infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) e diminui a chance de evolução para cirrose, insuficiência hepática, transplante de fígado e CHC21-26.

Inibidores de Protease – atuam na enzima protease, bloqueando sua ação e impedindo a produção de novas cópias de células infectadas com HIV. São eles: Atazanavir, Darunavir, Fosamprenavir, Indinavir, Lopinavir/r, Nelfinavir, Ritonavir e Saquinavir.

Efeitos Adversos
Cefaleia, náuseas, diarreia, fadiga, febre e vertigens são relatados, assim como alterações gastrintestinais desde constipação a diarreia.

Com o uso de antirretrovirais, antidepressivos e aniliticos, podem sugir interações medicamentosas que podem causar dano a farmacoterapia do paciente, interações estas que podem causar danos ao paciente que está em uso dessa terapia dificultado assim o tratameto correto desses pacientes.

Olá, o ideal é sempre tomar no mesmo horário ( se toma sempre pela manhã; mantenha o turno. Não fará diferença de tomar as 08h ou as 10h). Mas não é recomendado trocar o turno, toma as 08 e tomar às 20h por exemplo. Uma vez não acontecerá nada, mas ter isso como costume, pode sim alterar a eficácia do medicamento.

Considera-se carga viral indetectável a quantidade de vírus inferior a 40 cópias por ml de sangue. Esta novidade traz impacto positivo na vida das pessoas vivendo com HIV/aids sob vários aspectos.

Para pessoas que tiveram uma contagem de CD4 entre 200 e 350 e uma carga viral indetectável um ano após o início do tratamento, a expectativa de vida foi semelhante à população em geral. Entre os homens, poderiam viver entre 78 a 81 anos, e as mulheres entre 81 a 83 anos.

O que muda na vida de quem tem HIV é a qualidade e o equilíbrio. Sabemos que tanto o HIV quanto alguns antirretrovirais aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque o vírus causa uma inflamação crônica em todo o corpo.

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

Bactérias multirresistentes
A cada contacto com um antibiótico, as bactérias, por mutação genética ou aquisições a partir de outras bactérias, desenvolvem uma natural resistência àquela substância. Isto acontece sempre, mesmo quando em causa está o uso adequado do antibiótico.

Infecção viral é um termo utilizado para caracterizar doenças provocadas por vírus patogênicos. No geral, ela ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados. As principais infecções transmitidas por vírus são gripe, herpes, catapora, sarampo e hepatite.

Inefetividade terapêutica é considerada por alguns autores como uma reação adversa, mas por se tratar de ausência ou diminuição de efeito e, portanto, de falta de reação ao medicamento administrado, deve ser considerada como evento adverso relacionado ao medicamento.

Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica. (Consulte também Definição de farmacodinâmica.) Os medicamentos não alteram a natureza básica dessas funções...

As incompatibilidades medicamentosas são reações físico-químicas que ocorrem in vitro entre dois ou mais fármacos, quando as soluções são combinadas na mesma seringa, equipo ou frasco.