Qual é a parte do corpo que têm mais bactérias?

Perguntado por: ejesus4 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Falo para meus clientes, que a boca é o local mais sujo do nosso corpo, pois temos mais de 700 tipos de bactérias e milhões delas habitam a boca. Hábitos inadequados ou falta de higiene bucal, além de causarem cáries, mal hálito e periodontites, podem acarretar problemas de saúde geral.

Falo para meus clientes, que a boca é o local mais sujo do nosso corpo, pois temos mais de 700 tipos de bactérias e milhões delas habitam a boca. Hábitos inadequados ou falta de higiene bucal, além de causarem cáries, mal hálito e periodontites, podem acarretar problemas de saúde geral.

De um modo geral, o nosso corpo tem uma taxa limite de bactérias habitando locais onde há líquidos. Dessa forma, podemos concluir que as partes mais limpas do corpo humano são os canais que passam as lagrimas e a urina. Outros locais que são livres de bactérias são a bexiga e nas partes inferiores dos pulmões.

1 - O apêndice
Esta é a parte “invisível” do nosso corpo mais famosa. Segundo a ciência, antigamente, o órgão auxiliava na digestão de plantas com excesso de celulose, que formavam parte da dieta dos nossos ancestrais. À medida que a nossa dieta foi se tornando variada, o apêndice perdeu sua função, explica Amir.

Utilizar um saboneteantibacteriano pode ajudar na limpeza mais profunda do corpo. Ele ajuda a limpar as células mortas da pele, bactérias, oleosidade e suor. Lavar o cabelo pelo menos duas vezes por semana ajuda a remover resíduos de oleosidade e poluição.

Nutrição das Bactérias
A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.

As bactérias habitam o solo, a água, as fontes termais ácidas, os resíduos radioativos e a profunda biosfera da crosta terrestre. Bactérias também vivem em relações simbióticas e parasitárias com plantas e animais.

Portanto, o estudo concluiu que muitas espécies de bactérias conseguem sobreviver nas condições adversas mais inesperadas possíveis — algumas delas com a capacidade de sobreviver, inclusive, por cerca de 100 mil anos!

Cerca de 50 bilhões de bactérias habitam a boca de cada indivíduo. O tipo mais perigoso é o “estreptococos”. Eles se sentem mais felizes sobre os resíduos que aderem à superfície dos dentes e vivem principalmente de açúcar.

Pesquisa analisou beijos de língua de 10 segundos e observou diferenças em comportamento de micro-organismos em língua e saliva. Um estudo realizado na Holanda sugere que um único beijo de dez segundos pode transferir até 80 milhões de bactérias.

Existem duas classes de nutrientes que são indispensáveis às bactérias: macronutrientes (carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e hidrogênio) e micronutrientes (ferro, zinco, manganês, cálcio, potássio, sódio, cobre, cloro, cobalto, molibdênio, selênio, magnésio, entre tantos outros).

Os órgãos responsáveis pela filtração do sangue e pela remoção das excreções nitrogenadas são os rins, que associados a outros órgãos e estruturas relacionadas à excreção constituem o sistema excretor. Os rins removem sais, ureia, ácido úrico e outras substâncias que estejam em excesso no organismo.

A desintoxicação do organismo é um processo natural e desta forma, ele pode ser feito em casa. A base da limpeza se dá por meio de uma dieta saudável, eliminando alimentos processados, açúcares e gorduras trans, inserindo alimentos ricos em nutrientes, além do aumento no consumo diário de água.

Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue.