O que pode atrasar a menstruação além da gravidez?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

O que fazer em caso de menstruação atrasada

  1. Reduzir a intensidade do exercício físico;
  2. Reduzir o estresse;
  3. Manter uma alimentação equilibrada, evitando dietas muito restritivas;
  4. Manter o peso ideal;
  5. Tomar a pílula anticoncepcional, se recomendado pelo ginecologista, para regular o ciclo menstrual.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas

  1. 1 - dor de cabeça. ...
  2. 2 - mudança repentina de humor. ...
  3. 3 - inchaço nos seios e retenção de líquido. ...
  4. 4 - aparecimento de espinhas. ...
  5. 5 - cólica e seus efeitos colaterais. ...
  6. 6 - mudança na cor da secreção natural.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

A mulher deve ferver a urina em um recipiente de alumínio e depois observar: se a urina ferver semelhante ao leite (ela “sobe” e forma tipo uma “nata”), supostamente o resultado é POSITIVO. Se a fervura for semelhante à da água (não “subir” e apenas ficar borbulhando), o resultado seria NEGATIVO.

Se você não menstrua há meses e não está grávida, isso pode ser devido a um desequilíbrio dos seus níveis hormonais, efeitos colaterais de medicação, exercício excessivo ou estar gravemente acima ou abaixo do peso. Se você não menstrua há meses, consulte seu médico para descobrir a causa.

Problemas de saúde. Disfunções na tireoide (hipo ou hipertireoidismo) podem gerar atrasos na menstruação. O mesmo ocorre em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), um distúrbio hormonal muito comum. Além disso, uma série de infecções (de cistite a gripes e viroses) pode alterar os ciclos menstruais.

O atraso menstrual pode ter várias causas, inclusive a mais comum que é a gravidez, mas como seu exame de BHCG é negativo sugiro que além de repetir o exames, nesses casos é sempre interessante mais de um exame, procure um ginecologista para ampliar a pesquisa do seu atraso menstrual.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos. Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas. Durante a gestação: É natural ocorrer um aumento desse tipo de corrimento durante a gravidez, porém é necessário estar atento ao cheiro, coceira ou ardência após urinar.

A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.

O teste do cloro consiste em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

As principais formas de fazer a menstruação descer mais rápido são:

  1. Usar anticoncepcionais. ...
  2. Tomar medroxiprogesterona. ...
  3. Tomar primosiston. ...
  4. Suplementar com vitamina C. ...
  5. Remédios naturais. ...
  6. Evitar exercícios físicos vigorosos. ...
  7. Ter relações sexuais. ...
  8. Fazer alterações na dieta.

Acetoflux é um medicamento que possui como princípio ativo o acetato de medroxiprogesterona. É o popular "remédio para descer a menstruação". De modo geral, é indicado para a ausência de menstruação, que já dura mais de 3 meses, e pode ser chamada de amenorreia secundária.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.