O que faz a menstruação atrasar?

Perguntado por: iagostinho9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

As principais formas de fazer a menstruação descer mais rápido são:

  1. Usar anticoncepcionais. ...
  2. Tomar medroxiprogesterona. ...
  3. Tomar primosiston. ...
  4. Suplementar com vitamina C. ...
  5. Remédios naturais. ...
  6. Evitar exercícios físicos vigorosos. ...
  7. Ter relações sexuais. ...
  8. Fazer alterações na dieta.

“Por que algumas mulheres ficam sem menstruar mesmo sem estarem grávidas?” Jairo Bouer explica que essa situação de não menstruar, mas também não estar grávida, pode ser chamada de amenorréia. Esse termo é usado quando há uma ausência da menstruação ou intervalo de pelo menos 90 dias entre os ciclos menstruais.

6 - mudança na cor da secreção natural. Tem como saber se a menstruação vai descer pelo corrimento? Tem, sim! Mas, nesse caso, é importante explicar que, durante o mês todo, o corpo libera uma secreção vaginal clarinha e sem cheiro, sobretudo no período fértil.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Acetoflux é um medicamento que possui como princípio ativo o acetato de medroxiprogesterona. É o popular "remédio para descer a menstruação". De modo geral, é indicado para a ausência de menstruação, que já dura mais de 3 meses, e pode ser chamada de amenorreia secundária.

Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).

Desta forma, as mulheres com ciclos regulares já podem desconfiar de gravidez com 5, 6 dias de atraso menstrual. Nesse sentido, o ideal é realizar um teste de gravidez para descartar ou confirmar esta possibilidade.

Faça sexo. Durante o ato sexual (com ou sem penetração) o corpo aquece e, se estiver sendo prazeroso, o útero dilata, criando um vácuo que pode puxar o sangue menstrual para baixo. Desta forma, a masturbação também pode ajudar.

Se a barriga começar a ficar mais inchada do umbigo para baixo e a menstruação estiver atrasada há alguns dias, os dois fatores associados podem ser um sinal de gravidez.

Se você não menstrua há meses e não está grávida, isso pode ser devido a um desequilíbrio dos seus níveis hormonais, efeitos colaterais de medicação, exercício excessivo ou estar gravemente acima ou abaixo do peso. Se você não menstrua há meses, consulte seu médico para descobrir a causa.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos. Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

E tem mais: a medida que o útero vai crescendo, ele pressiona o intestino, o que também contribui para seu mau funcionamento. Além disso, as gestantes absorvem mais líquido do intestino, fazendo com que as fezes fiquem ressecadas e mais difíceis de serem eliminadas.