O que pode impedir de viajar para o exterior?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Problemas de saúde que podem impedir a viagem para o exterior incluem doenças contagiosas, condições médicas crônicas que requerem tratamento regular, entre outros. É importante consultar um médico antes de viajar para o exterior e verificar se é necessário tomar vacinas ou outros cuidados específicos.

Distúrbios psiquiátricos - Pessoas com transtornos psiquiátricos cujo comportamento seja imprevisível, agressivo ou não seguro, não devem voar. Já aqueles com distúrbios psicóticos estáveis, em uso regular de medicamentos e acompanhados, podem viajar.

Quem responde processo pode viajar para outro estado? A resposta para essa pergunta dependerá do tipo de processo que a pessoa está respondendo. Em geral, não há impedimento legal para que alguém que esteja respondendo um processo viaje para outro estado.

Quando se diz que uma pessoa está com seu nome sujo, isso significa que ela está com seu CPF negativado, por ter sido inscrito em banco de dados de restrição de crédito. Esse status não impede que pessoas com nome sujo possam sair do país ou emitir seus documentos de viagem.

O que acontece se você for barrado na imigração
A autoridade de imigração é soberana, ou seja, a decisão de quem entra ou não no país é dela. No entanto, você pode entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores, que mantém um Núcleo de Assistência aos Brasileiros.

Neste caso, não havendo como fazer penhora de bens do devedor, o juiz da causa poderá, como forma coercitiva de pagamento, suspender o passaporte e a CNH do devedor”, afirma Luiz Carlos Néspoli, engenheiro e superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em entrevista ao blog Diário do ...

Na prática, quando o CPF do contribuinte é consultado, constará a informação de que ele está "pendente de regularização". Essa situação impede a pessoa de obter financiamentos, viajar para o exterior, matricular-se em instituições de ensino, obter passaporte, possuir cartão de crédito e utilizar outros serviços.

Longas filas, alteração de horário ou portão de embarque, atraso de passageiros, problemas com documentação e bagagens, etc. São muitos os problemas no embarque (que começam logo no check in) que podem causar grandes transtornos aos passageiros.

Normalmente, quem não pode viajar de avião são os passageiros com suspeita, ou contaminados por doenças infectocontagiosas. Estas, são comumente causadas por bactérias, vírus ou fungos.

Quem deve evitar viajar por motivos de saúde
Bebês com menos de sete dias de vida e mulheres após a 36ª semana de gravidez, por exemplo, devem evitar pegar um voo. Além disso, qualquer pessoa com uma doença transmissível ativa, como covid-19, está proibida de frequentar ambientes fechados, com o próprio avião.

Se você está enfrentando um processo criminal e deseja viajar para o exterior, é fundamental contar com a ajuda de um advogado especializado em direito penal. Esse profissional pode orientá-lo sobre as melhores estratégias para solicitar a autorização de viagem e aumentar suas chances de sucesso.

Em regra, quem responde a um processo criminal não fica impedido de obter passaporte, EXCETO se houver MANIFESTAÇÃO EXPRESSA DA JUSTIÇA proibindo essa aquisição. O mesmo vale para os casos de condenações criminais.

1 resposta. Prezada, No seu caso não existe problema algum em fazer viagens ou realizar seus afazeres diários. Todavia é sempre interessante deixar o juízo devidamente informado.

Afinal, ninguém pode privar sua liberdade de ir e vir a não ser por decisão judicial. Isso quer dizer que mesmo com nome sujo e dívidas, você pode sair do Brasil sem impedimentos.

No que diz respeito a interferir ou não na solicitação de visto, definitivamente, a resposta é Não! Ter o nome sujo não atrapalhará sua solicitação de visto. Esses dados não são consultados pela Embaixada Americana durante sua entrevista.

ConJur - Acusados de crime podem viajar sem autorização judicial.

Você pode responder que está a passeio, que é uma viagem a trabalho, uma visita a um parente, para visitar amigos ou estudar. É importante saber que você terá que comprovar sua resposta, caso o agente solicite. Portanto, se você foi estudar, deverá ter o visto para isso e o mesmo em relação ao trabalho.

Segundo especialistas, a maioria dos deportados foi para Minas Gerais e São Paulo. As razões para a alta são principalmente econômicas, mas também pesam o maior rigor na fiscalização das autoridades migratórias com a pandemia de Covid-19 e uma mudança na lei brasileira, em 2019.