O que pode impedir um empréstimo consignado?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Como todo empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem consignável, dois dos motivos para não ter o consignado aprovado são margem indisponível ou margem negativa.

O empréstimo consignado INSS é exclusivo para aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social. Para esses públicos, a Lei 10.820/2003 estipula que a taxa de juros nominal mensal máxima é de 2,08%, e o prazo de pagamento pode chegar a 72 meses.

O motivo pode ser a capacidade de pagamento em relação ao valor que você pediu. Para ter um pedido aprovado é necessário demonstrar que você vai conseguir pagar. Ou seja que o crédito vai caber no seu bolso. As parcelas do empréstimo devem ficar em torno de 15% do que você ganha por mês.

Não ter margem consignável livre ou ter margem negativa
Como todo empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem consignável, dois dos motivos para não ter o consignado aprovado são margem indisponível ou margem negativa.

No empréstimo consignado, um dos itens de análise para aprovação é o comprometimento da sua renda. Se as parcelas do empréstimo vão comprometer mais de 30% da sua renda mensal, provavelmente você não conseguirá aprovação! Isto porque a ideia é que o crédito te ajude a organizar as contas e não atrapalhe suas finanças.

Como explicado, o empréstimo consignado pode ser solicitado somente por aposentados, pensionistas do INSS ou por servidores públicos. Dessa forma, seja para quitar dívidas, organizar a vida financeira, tirar um projeto do papel ou cobrir uma emergência, o crédito consignado é a melhor opção.

Vamos direto ao ponto: sim, é possível fazer empréstimo com nome sujo.

O crédito consignado privado, autorizado pelo Governo Federal em dezembro de 2003 pela Lei 10.820, é uma modalidade de empréstimo, que tem as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento do funcionário.

Depois da solicitação e aprovação o dinheiro do seu empréstimo consignado irá cair na sua conta e estará disponível para uso em até 5 dias úteis. Saiba mais sobre empréstimo consignado em: “Cinco mitos sobre o empréstimo consignado“.

Quanto tempo demora a averbação de empréstimo consignado? Atualmente, a averbação do empréstimo consignado está acontecendo de forma quase que imediata. Isso porque o processo de averbação tornou-se digital e, consequentemente, agilizou o processo que, antes, demorava de 24h a três dias úteis para ser concluído.

Aposentado que ganha um salário mínimo
Para 2023, foi aprovado o salário mínimo no valor de R$ 1.320, ou seja, a margem permitida para contratação de crédito consignado para o aposentado que receberá esse valor de benefício será de R$ 462,00.

Embora as instituições de crédito tenham o direito de negar o pedido de empréstimo, o Código de Defesa do Consumidor assegura que o consumidor deve ser informado sempre que houver recusa no pedido, independente de qual seja o motivo. A informação correta acerca do produto e serviço é um direito básico do consumidor.

RENDA COMPROMETIDA
Para ter uma vida financeira saudável é imprescindível que no máximo 30% do seus ganhos estejam comprometidos com dívidas. Caso o valor das dívidas ultrapassem essa porcentagem, é comum que o pedido de crédito seja negado.

Quanto tempo demora a análise de crédito? Essa é uma pergunta díficil, pois cada banco ou financeira tem um tipo de procedimento e acaba tendo seu próprio tempo. Porém, com as evoluções recentes no processo de aprovação, esse tempo costuma variar entre 1 e 15 dias corridos.

Então, para que o solicitante tenha conhecimento da aprovação ou não do seu pedido de empréstimo ele deve contatar a instituição que iniciou o seu processo de solicitação. Ao entrar em contato as instituições devem informar sobre os processos, etapas e situações que se encontram os pedidos feitos.

Assim que toda análise for feita, a instituição financeira entrará em contato com você informando se a proposta de crédito consignado foi averbada ou não. Também é possível realizar a consulta por meio do portal Meu INSS, acessando o aplicativo ou site, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.