O que pode ocasionar a quebra do diferencial?

Perguntado por: apereira8 . Última atualização: 1 de junho de 2023
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O que faz o diferencial quebrar Fadigas no conjunto do eixo diferencial costumam ser ocasionadas por diversas situações, como instalação errada, má operação do motorista, falta na manutenção, modificação das peças do veículo ou do trem de força, desrespeito aos limites de peso estabelecidos para seu veículo….

Dependendo do fabricante a substituição pode variar entre 45.000 a 180.000 quilômetros.

Fatores extremos, choques, trancos e cargas excessivas podem provocar desgaste e até a quebra de semieixos. Por isso, é preciso ter cuidado para não comprometer componentes da transmissão.

Recomenda-se que a manutenção seja feita a cada 40 mil quilômetros, mas uma contaminação na trilha pode adiantar a troca.

De acordo com a empresa, normalmente quando há um vazamento de óleo no diferencial, o motivo é justamente falha de vedação na saída do diferencial ou vedação do eixo danificada.

Como funciona a técnica do diagnóstico diferencial
O método do DDX é simples e rápido: o médico fará a inserção dos sinais, sintomas e resultados de exames complementares já realizados pelo paciente.

Barulhos estranhos e “sentir” o carro trepidar, são indicadores de problemas de eixo. Identificar o tipo de ruído é importante nesta hora. Perceba se ele ocorre o tempo ou só durante as curvas.

O diferencial automotivo é o responsável por transformar a velocidade que vem do eixo em duas velocidades diferentes. Distâncias diferentes, velocidades diferentes. Como transformar a velocidade que vem do eixo em duas velocidades diferentes para manter o carro no controle?

Isso acontece porque, quando uma das rodas perde aderência com o solo, o diferencial “entenderá” que essa roda pode estar do lado de fora de uma curva, enviando mais torque a ela, que oferece menor resistência.

"O óleo do diferencial deve ser trocado na quilometragem que a montadora propõe. A não troca do óleo causa vários problema, danifica coroa, peão, rolamento, engrenagens. Pouco usuário de 4x4 segue a lista de quilometragem para fazer essa troca de óleo.

No geral a periodicidade de troca de fluido do diferencial ou dos diferenciais, no caso da integral, é disposto no manual do proprietário. Vale salientar que se o seu uso for mais severo a troca deve ser adiantada, protegendo assim as engrenagens e esses componentes fundamentais para o bom funcionamento do veículo.

Patinação, tranco e impactos por conta do excesso de carga são alguns dos motivos que podem danificar o eixo diferencial. O complexo sistema de engrenagens do eixo diferencial requer alguns cuidados na hora da manutenção. Localizado no eixo traseiro, o diferencial serve também para suportar parte do peso do veículo.

A falta de inspeção periódica do sistema — principalmente dos semieixos homocinéticos — é um risco para a circulação. A quebra ou o travamento do semieixo compromete o sistema por completo, fazendo com que o veículo pare e não seja possível chegar a uma oficina mecânica sem o apoio de um guincho.

A recuperação de um eixo pode ser feita de duas formas: pela construção de um eixo novo ou pela reconstituição do próprio eixo danificado.